O IBGE finalizou a etapa de coleta de dados do Censo e iniciou a fase de apuração das informações.
A coleta de dados do Censo Demográfico pelo IBGE foi encerrada em 28 de fevereiro, alcançando uma população de 189.261.144 pessoas recenseadas (91%). A etapa de apuração começou em 1º de março e a divulgação dos resultados está prevista para o final de abril. Durante a etapa de apuração, supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos pontuais ao campo para conferência de dados. O presidente interino do instituto, Cimar Azeredo, afirmou que um comitê de fechamento do censo foi criado, incluindo oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa. O objetivo é definir políticas públicas mais efetivas para áreas como saúde, educação, benefícios sociais, infraestrutura urbana, logística e tecnológica. O IBGE também realizará uma operação final na Terra Indígena Yanomami com apoio de ministérios e povos indígenas.
Neste mês, o IBGE realizará uma operação final de coleta de dados para o censo, que incluirá os moradores da Terra Indígena Yanomami. Ao mesmo tempo, o IBGE começará a apuração dos milhões de dados já coletados. A operação começará no dia 6 e terminará entre 20 e 30 dias depois, dependendo das condições climáticas nos Estados de Roraima e Amazonas. Durante o censo, 50% dos moradores do território Yanomami já tiveram seus dados coletados, restando a metade final, que vive em áreas de difícil acesso.
Para viabilizar a operação, a ministra Simone Tebet liderou uma frente interministerial de apoio que incluiu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o ministro da Defesa, José Múcio, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Após reuniões bilaterais, a ministra Tebet defendeu a importância do censo para as políticas públicas, e coordenou esforços entre o MPO e o IBGE para viabilizar a logística da operação.
O IBGE estima que 38 pessoas, incluindo recenseadores, supervisores, técnicos militares e policiais de apoio, usarão helicópteros da Polícia Rodoviária Federal em diferentes turnos para realizar a coleta de dados na Terra Indígena Yanomami. Todos os envolvidos seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Mais informações
Para mais detalhes sobre a operação final do Censo na Terra Indígena Yanomami, clique aqui.
Para detalhes sobre o Censo 2022, convidamos a todas e todos que leiam a íntegra da nota divulgada pelo Conselho Diretor do IBGE, neste link.
Para detalhes sobre a Decisão Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o uso de informações do IBGE para o cálculo de quotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o exercício orçamentário de 2023, convidamos a todas e todos que leiam a decisão da Corte aqui.