Governo Federal e Estado de Goiás Firmam Parceria para Concessão Conjunta de Rodovias
Nesta terça-feira, 24 de outubro, o Ministério dos Transportes e o governo do estado de Goiás celebraram um importante convênio que sinaliza uma nova era na gestão de estradas no Brasil. Inspirados no modelo bem-sucedido do Paraná, onde a concessão conjunta de estradas federais e estaduais já é uma realidade em seis lotes, e com projetos similares em andamento nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Governo Federal e o Estado de Goiás deram início ao processo que permitirá a concessão conjunta de rodovias no estado, o chamado “Lote 2 de Goiás.” A previsão é que o leilão seja realizado ainda em 2024.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinaram o convênio que possibilita que cinco estradas estaduais sejam leiloadas em conjunto com estradas federais que cruzam o estado. O objetivo é unificar a gestão e a concessão, garantindo investimentos, maior segurança e tarifas justas para a população.
As estradas que compõem o Lote 2 de Goiás somam um total de 636,73 quilômetros de pistas e incluem:
- GO-020: Do entroncamento da BR-153/352, em Goiânia, até o entroncamento da GO-139, no fim do perímetro urbano de Cristianópolis.
- GO-060: Do entroncamento da GO-050/070, em Goiânia, ao entroncamento da GO-320, no início do perímetro urbano de Iporá.
- GO-070: Do entroncamento da BR-060/GO-050/060, em Goiânia, ao entroncamento do GO-164.
- Trecho 1 da GO-080: Do entroncamento da BR-060, em Goiânia, ao entroncamento da BR-153.
- Trecho 2 da GO-080: Do entroncamento da BR-153 ao entroncamento da BR-251/GO-230/338, no contorno de Goianésia.
Até o momento da assinatura do contrato de concessão, as estradas goianas permanecerão sob a gestão do estado. A união entre estradas estaduais e federais tem como objetivo simplificar a administração, melhorar a infraestrutura viária, tornar o sistema mais eficiente e proporcionar benefícios significativos para a população.
O ministro Renan Filho destaca que o objetivo é seguir o modelo de sucesso aplicado no Paraná e em estudo em outros estados, proporcionando não apenas estradas de alta qualidade, mas também gerando empregos com as obras necessárias para a melhoria das vias e dos serviços prestados aos usuários. Esta parceria é vista como uma oportunidade para promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos brasileiros.
Com a concessão conjunta de estradas, o Brasil dá um importante passo em direção a uma infraestrutura rodoviária mais moderna e eficiente, trazendo benefícios tanto para os motoristas que utilizam essas vias quanto para a economia do país. A expectativa é de que mais estados adotem esse modelo no futuro, alavancando o progresso das estradas e da mobilidade em todo o país.