12 de julho de 2024
NegóciosNotíciasÚltimas

O primeiro Seminário Temático do Plano Estadual de Mineração foi aberto pelo governador.

SIC realiza 1º Seminário Temático do Plano Estadual de Mineração

Nesta terça-feira (28/2) às 14h, o Governador Ronaldo Caiado marcou presença na abertura do Seminário Temático intitulado “Política Mineral Goiana: Desafios para a Geologia, Mineração e Transformação Mineral”. O evento ocorreu no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e é o primeiro de uma série de 25 programados dentro do Plano Estadual de Mineração (PERM-GO) criado em 2022 pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) em conjunto com a Universidade Federal de Catalão (UFCat). O PERM-GO visa o planejamento e a definição de políticas públicas direcionadas ao setor mineral de Goiás.

Além disso, a SIC está realizando o Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral 2022-2042 (MAP) em colaboração com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é diagnosticar a área de mineração de Goiás, mapear oportunidades de negócios, melhorar a competitividade do estado, atrair investimentos, sempre em conformidade com a legislação e com foco na sustentabilidade.

Diversas autoridades de instituições dos setores público e privado, universidades e sociedade organizada estiveram presentes no seminário. Alguns exemplos são o Ministério de Minas e Energia (MME), Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Agência Nacional de Mineração (ANM), Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), Federação das Indústrias do Estado de Goiás/Câmara Setorial de Mineração (FIEG/CASMIN), Assembleia Legislativa de Goiás/Comissão de Minas e Energia (Alego), Federação Goiana de Municípios (FGM), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás.

No evento, pesquisadores da UFG e da UFCat fizeram apresentações sobre o tema do seminário, e houve espaço para debates e participação de todos os presentes. O Serviço Geológico do Brasil apresentou projetos em fase de desenvolvimento e também o cronograma de ações para 2023, incluindo projetos em parceria com o Governo de Goiás.

Os projetos MAP e PERM-GO são iniciativas do Governo de Goiás por meio da SIC para indicar soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral. A partir de um amplo diagnóstico, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e diretrizes que nortearão a política de mineração goiana. O PERM-GO prevê desde o fomento até o apoio institucional na estruturação de cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização de produto para pequenos e micromineradores.

SERVIÇO

Assunto: Governador Ronaldo Caiado abre 1º Seminário Temático do Plano Estadual de Mineração

Quando: Terça-feira (28/2), às 14h

Onde: Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Praça Cívica, Setor Central, Goiânia (GO)