21 de novembro de 2024
NotíciasSaúdeÚltimas

Goiás Inicia Processo de Atualização da Fila de Cirurgias Eletivas por Meio de Mensagens SMS

O objetivo é perguntar aos pacientes se ainda necessitam do procedimento cirúrgico, marcando o início de um processo de “higienização” da fila de espera.
Sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que vai enviar torpedos nesta semana para pacientes na fila da cirurgia eletiva (Fábio Lima)

Na próxima terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) planeja enviar mensagens por SMS para 17.024 pacientes aguardando cirurgias eletivas como parte do Programa Nacional de Redução de Filas do Ministério da Saúde. O objetivo é perguntar aos pacientes se ainda necessitam do procedimento cirúrgico, marcando o início de um processo de “higienização” da fila de espera.

A mensagem SMS conterá o nome do paciente e uma pergunta com três opções de resposta: “1” para indicar a necessidade da cirurgia, “2” para informar que não é mais necessária, e “3” para casos em que a pessoa que recebeu a mensagem não é aquela denominada nela. A SES-GO enfatiza que a mensagem será apenas a pergunta, sem solicitação de informações adicionais ou links para clicar, visando prevenir possíveis golpes.

Luciano Moura, subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde da SES-GO, explica que a intenção é otimizar a fila removendo aqueles que não precisam mais da cirurgia, seja por terem realizado o procedimento em outra instituição, pública ou privada, ou por mudanças nas condições médicas.

Moura destaca que, caso os pacientes não recebam ou não respondam à mensagem, não perderão seus lugares na fila. A medida visa agilizar o processo de agendamento, evitando a marcação de consultas desnecessárias.

É importante ressaltar que as mensagens serão enviadas apenas para os pacientes com números de celular cadastrados nos sistemas de saúde, como CadSUS Simplificado Multiplataforma, Cadastro Único (CadÚnico), ou no sistema de regulação. Moura destaca a importância de manter os números atualizados, pois são essenciais para o contato em diversos processos, como o agendamento da consulta pré-cirúrgica.

Em abril deste ano, Goiás reportou um total de 125.894 cirurgias em espera, representando cerca de 12% do total nacional. Contudo, Moura informa que aproximadamente 60 mil procedimentos cirúrgicos eletivos foram realizados em 2023, reduzindo significativamente o número de pacientes na fila.

A SES-GO atua em três frentes para solucionar o problema das cirurgias eletivas em Goiás. Além de participar do Programa Nacional de Redução das Filas, o governo estadual complementa recursos para ampliar a abrangência do atendimento. Mutirões estão sendo realizados em unidades hospitalares estaduais, e convênios com entidades privadas também estão em vigor para garantir maior capacidade de atendimento nas unidades públicas em situações de urgência e emergência.