21 de outubro de 2024
NotíciasTecnologiaÚltimas

Goiás celebra inovação e ciência com o Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação

Indicações para a edição de 2024 estão abertas até 19 de novembro; premiação reconhece os principais profissionais e instituições do estado
Indicações ao prêmio devem ser feitas por instituições de Ensino Superior e empresas sediadas em Goiás (Fotos: Juliana Diniz)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançaram a terceira edição do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, que busca homenagear e reconhecer as contribuições significativas de profissionais, instituições e empresas para o avanço científico e tecnológico em Goiás e no Brasil.

Com inscrições abertas até 19 de novembro de 2024, a premiação valoriza sete categorias que abrangem pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, empresas inovadoras, e profissionais de comunicação. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em fevereiro de 2025.

Incentivo ao avanço científico e tecnológico

Em alinhamento com o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Ennio Candotti, o prêmio goiano visa fortalecer a pesquisa e inovação no estado. Para José Frederico Lyra Netto, secretário da Secti, o governo estadual, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, tem promovido a ciência como uma ferramenta de transformação social. “Estamos incentivando pessoas em situação de vulnerabilidade a utilizarem a tecnologia para melhorar suas vidas e de suas comunidades”, ressaltou.

A grande novidade desta edição é a inclusão de uma categoria destinada a estudantes de pós-graduação que se destacam em suas áreas, reforçando o compromisso do prêmio com a valorização de jovens pesquisadores. Segundo o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, “essa iniciativa reconhece o protagonismo de pesquisadores e empresas goianas, além de destacar o papel vital da ciência e inovação para o desenvolvimento social e econômico.”

Premiação e categorias

Os vencedores receberão certificados de reconhecimento e os primeiros colocados nas categorias de pesquisador de destaque, pesquisador inovador e profissional de comunicação serão indicados para a etapa nacional do Prêmio Confap 2024. Além do prestígio, esses indicados poderão concorrer a prêmios de até R$ 10 mil.

As categorias são amplas, abarcando desde pesquisadores com trajetórias consolidadas até startups e empresas que trazem inovações para o mercado. Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), e empresas goianas podem fazer suas indicações até a data limite de 19 de novembro por meio da plataforma Sparkx-Fapeg.

O papel da inovação no desenvolvimento de Goiás

Com o crescente investimento em ciência e tecnologia, Goiás tem se tornado um importante polo de inovação no Brasil. A premiação não apenas incentiva os avanços no campo, mas também reflete o compromisso do estado em fortalecer as áreas que impulsionam o crescimento socioeconômico.

O reconhecimento de iniciativas que utilizam a ciência para transformar realidades é um dos pilares da premiação. Ao trazer visibilidade para esses esforços, o Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação reforça a importância do fomento à pesquisa e à inovação como motores de progresso sustentável.

Tags: #PrêmioGoiano #Inovação #CiênciaETecnologia #Pesquisa #Fapeg #Secti #Goiás #Desenvolvimento