Goiânia lança seu primeiro ônibus elétrico, marco de uma nova era no transporte público
Com investimento de R$ 1,6 bilhão, a capital goiana lança sua frota sustentável, prometendo mais conforto e eficiência para os passageiros do Eixo Anhanguera.
Goiânia celebrou um momento histórico nesta sexta-feira (23/02) com a chegada do seu primeiro ônibus elétrico, inaugurando uma nova era no transporte público da cidade. O veículo, apresentado pelo governador Ronaldo Caiado no Estádio Serra Dourada, representa um salto significativo em direção à sustentabilidade e à modernização do sistema de transporte coletivo da região.
Renovação Aguardada: Após mais de uma década sem renovação, a frota que atende o Eixo Anhanguera, uma linha essencial com mais de 40 anos de operação e 150 mil usuários diários, recebeu um impulso crucial. Com a chegada do ônibus elétrico, que em breve será seguido por mais 80 veículos do mesmo tipo até o final do ano e 150 até 2026, Goiânia está firmando seu compromisso com um futuro mais limpo e eficiente no transporte público.
Características e Benefícios: O ônibus elétrico é biarticulado, com autonomia de 200 quilômetros, equipado com ar-condicionado, câmeras de segurança e internet wi-fi, visando proporcionar o máximo de conforto e segurança aos passageiros. As primeiras viagens serão dedicadas a avaliar a necessidade de ajustes na infraestrutura existente ao longo da rota, garantindo uma transição suave para o novo sistema.
Infraestrutura e Investimento: Além da introdução dos ônibus elétricos, Goiânia também está passando por obras de revitalização nos terminais e estações do Eixo Anhanguera, além da construção e reforma de pontos de parada, instalação de câmeras de monitoramento e adaptações nas garagens para recargas. O investimento total para o projeto é de R$ 1,6 bilhão, com R$ 1,2 bilhão destinado à aquisição da nova frota.
Compromisso com a População: O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou o compromisso do governo em promover melhorias no transporte coletivo sem aumentar o custo para os usuários. Com um aporte de R$ 400 milhões por parte do Poder Público, a tarifa permanecerá inalterada, mantendo-se no valor atual de R$ 4,30.
Conclusão: A chegada do primeiro ônibus elétrico marca o início de uma jornada rumo a um sistema de transporte público mais sustentável, confortável e eficiente para os cidadãos de Goiânia. Com um investimento significativo e um compromisso firme com a qualidade de vida da população, a cidade está pavimentando o caminho para um futuro mais promissor e ecologicamente responsável.