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4 de junho de 2025
NotíciasTecnologiaÚltimas

Goiânia Acelera na Mobilidade: BRT Leste-Oeste Ganha “Metronização” e Promete Viagens Mais Rápidas com Inteligência Artificial

Primeiro trecho, entre Terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, é inaugurado com sistema que prioriza ônibus em semáforos, visando reduzir tempo de viagem em 30% e otimizar o transporte coletivo da capital.
Ônibus do Eixo Anhanguera circula entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia agora com metronização (Diomício Gomes / O Popular)

Goiânia deu um passo significativo na melhoria da mobilidade urbana com a inauguração, nesta segunda-feira (19), do primeiro trecho da “metronização” do sistema BRT Leste-Oeste, popularmente conhecido como Eixo Anhanguera. A iniciativa, que abrange cerca de 2,5 quilômetros entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, promete revolucionar a fluidez do transporte coletivo na capital goiana, utilizando inteligência artificial para adaptar os semáforos e reduzir o tempo de parada dos ônibus nos cruzamentos.

A instalação dos equipamentos, que visa criar uma “onda verde” — ou, no mínimo, minimizar o tempo de sinal vermelho para os ônibus —, foi resultado de um acordo entre a Prefeitura de Goiânia e o consórcio das empresas concessionárias do transporte coletivo metropolitano (Redemob). A ambição é estender a metronização para os dois eixos do BRT (Leste-Oeste e Norte-Sul), transformando a experiência de viagem de milhares de passageiros.

Nesta etapa inicial, nove cruzamentos do trecho inaugural foram equipados com controladores semafóricos de última geração. Esses aparelhos, munidos de inteligência artificial, recebem informações em tempo real sobre a localização, velocidade e tempo dos ônibus através de tags transmissoras instaladas nos veículos e um sistema de rastreamento embarcado. Com base nesses dados, os controladores calculam o momento de chegada dos ônibus e adaptam o tempo semafórico para priorizar o verde ao transporte coletivo.

Embora o objetivo seja a maior fluidez, o secretário da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) de Goiânia, Tarcísio Abreu, explicou que nem sempre será uma “onda verde” contínua, pois a dinâmica de paradas dos ônibus nas plataformas (influenciada pelo embarque e desembarque de passageiros) impede um fluxo ininterrupto. No entanto, o ganho de tempo é real e significativo.


Impacto e Próximos Passos: Redução de 30% no Tempo de Viagem

Em coletiva de imprensa, o secretário Tarcísio Abreu revelou dados animadores: o impacto da metronização é uma redução de 30% no tempo de viagem no trecho. “Hoje, nós gastamos entre 15 e 16 km/h, e agora passa acima de 21 km/h. Então, é um impacto real no tempo de viagem dos usuários dos BRTs”, afirmou. Ele confirmou que os testes realizados nas últimas três semanas demonstraram uma performance excelente do sistema.

A tecnologia por trás da metronização é complexa e integrada, envolvendo a comunicação entre os ônibus e os semáforos, novos controladores semafóricos, equipamentos de integração e um sistema de leitura em tempo real que utiliza câmeras instaladas nos equipamentos semafóricos.

O prefeito Sandro Mabel (UB) enfatizou a magnitude da mudança. “Nós vamos transformar o BRT e também outras linhas mais pra frente. É como se funcionasse o metrô. Para ter ideia, só do Terminal do Novo Mundo até o Praça da Bíblia, o ônibus parava de quatro a cinco vezes. Com essa metronização, nos testes, ele está parando menos do que uma vez. Agora pensa isso num percurso inteiro?”, questionou, demonstrando otimismo. O objetivo final, segundo Mabel, é tornar o transporte coletivo mais atraente para a população, incentivando o uso do sistema público.

A SET confirmou que os próximos trechos do BRT Leste-Oeste serão implementados gradativamente, acompanhando o andamento das obras dos demais terminais e estações em reforma. Além disso, a metronização do BRT Norte-Sul já tem previsão de iniciar, com o primeiro trecho entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica programado para ser entregue no mês de junho.

A metronização representa um avanço tecnológico crucial para o transporte coletivo de Goiânia, buscando não apenas a otimização dos tempos de viagem, mas também uma maior eficiência operacional e uma experiência mais agradável para os usuários. A expectativa é que essa inovação impulsione o uso do BRT e contribua para uma mobilidade urbana mais inteligente e sustentável na capital goiana.

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