16 de setembro de 2024
NotíciasPolíciaÚltimas

Feminicídios caem 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, aponta SSP-GO

Trabalho integrado das forças de segurança é destacado como fator determinante para redução dos casos.
Casos de feminicídio caíram 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023 (Fotos: Secom-GO)

Os casos de feminicídio apresentaram uma queda significativa de 31% em Goiás durante o primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), enquanto nos primeiros três meses de 2023 foram registrados 13 casos, este ano o número caiu para nove.

Durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, ressaltou a importância da integração de diversas instituições para a redução desses crimes. “É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”, afirmou Brum, destacando o objetivo contínuo de diminuir essa modalidade de crime no estado.

Além da queda nos casos de feminicídio, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) em geral também apresentaram redução de janeiro a março deste ano em relação ao mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos recuaram 24%, passando de 274 casos para 209. Outras modalidades criminosas, como roubos em residência (-14%) e roubos de cargas (-92%), seguiram a mesma tendência de retração.

O bom desempenho é atribuído, em grande parte, às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. De acordo com o Observatório de Segurança Pública da SSP-GO, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão, verificados 274.383 veículos, realizados 401.562 registros de abordagens a pessoas, efetuadas 7.352 prisões em flagrante, desarticuladas 69 quadrilhas, apreendidas 1.158 armas de fogo e recapturados 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

Tags: Feminicídio, Segurança Pública, Redução de Crimes, Integração, SSP-GO, Goiás