Em fevereiro de 2023, o estado de Goiás registrou o maior número de empregos gerados em comparação com os demais estados do país.
Goiás liderou a geração de empregos com carteira assinada em fevereiro, registrando saldo positivo de 11.490 postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O estado ficou em sétimo lugar no ranking nacional e em primeiro lugar na região Centro-Oeste. Os setores de serviços e agropecuária foram os principais responsáveis pelo resultado positivo. Goiânia, a capital do estado, também teve bom desempenho, gerando 2.766 postos de trabalho em julho e ficando em primeiro lugar entre as cidades que mais geraram empregos em Goiás. Entre as capitais da região, Goiânia foi a segunda que mais gerou empregos, ficando atrás apenas de Brasília, que ofereceu 4.211 vagas. Campo Grande e Cuiabá ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
POSTOS DE TRABALHO
Em fevereiro de 2023, a categoria de serviços, que inclui administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana, informática e atividades financeiras e imobiliárias, gerou 5.753 vagas de emprego formal. Em segundo lugar, a agropecuária criou 2.107 oportunidades. Na sequência, vêm a indústria, com 1.677 vagas; a construção, com 1.414; e o comércio, com 539 vagas.
O Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna, destaca o crescimento nos dois primeiros meses de 2023 e a posição de liderança de Goiás. “Neste segundo mês do ano, o saldo foi ainda melhor e ocupamos o primeiro lugar no Centro-Oeste. Isso é resultado do trabalho contínuo do Governo de Goiás, com foco, principalmente, nas micro e pequenas empresas”, afirma.
Segundo o Caged, em fevereiro, foram criados 241.785 novos empregos formais no Brasil. Entre os estados que mais geraram oportunidades de trabalho com carteira assinada no país, destacam-se São Paulo em primeiro lugar, seguido por Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.