Decon e Procon Goiás deflagram nova etapa da Operação Protectio contra golpes de falso financiamento
Mandados de busca e apreensão são cumpridos em estabelecimento na Vila Abajá, em Goiânia, resultando na interdição da empresa e apreensão de documentos.
Na segunda-feira (06), a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), em conjunto com o Procon Goiás, deu início a uma nova etapa da Operação Protectio, visando combater golpes de falso financiamento. Durante a ação, foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão em um estabelecimento empresarial localizado na Vila Abajá, em Goiânia.
Descoberta de irregularidades
Durante a operação, foram encontradas irregularidades e reunidos indícios materiais que comprovam a consumação dos crimes investigados. Documentos, aparelhos celulares e computadores foram apreendidos e recolhidos para análise.
Interdição da empresa
Ao término da operação, a empresa alvo da investigação foi interditada e teve suas atividades suspensas, como parte das medidas para combater o crime de falso financiamento e proteger os consumidores.
Histórico da Operação Protectio
Iniciada em 2023, a Operação Protectio já realizou mais de 10 etapas, resultando no cumprimento de mais de 15 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos empresariais. Mais de dez empresas tiveram suas atividades suspensas como resultado das investigações.
Proteção dos consumidores
Mais de 50 consumidores foram catalogados como vítimas do golpe de falso financiamento, com a suspeita de existência de mais vítimas na região metropolitana de Goiânia. Os inquéritos instaurados apuram crimes contra as relações de consumo, estelionato, associação criminosa e outros delitos conexos.
Golpe em destaque
No golpe investigado, os consumidores são atraídos por anúncios de venda de veículos na internet e convencidos a pagar quantias a título de “entrada” para supostos financiamentos facilitados. Após escoado o prazo e sem sucesso na obtenção do crédito prometido, descobrem que assinaram contrato de consultoria financeira, sem direito à devolução dos valores entregues.
Tags: Operação Protectio, Decon, Procon Goiás, Golpe, Falso Financiamento.