21 de novembro de 2024
NotíciasSaúdeÚltimas

Aumento Alarmante: Dengue já causou 110 mortes em Goiás neste ano Informa SES-GO.

Anápolis é o município com maior concentração de casos fatais.
Goiás recebeu 158.505 doses do Ministério da Saúde (MS), 52% deste número já foram aplicados (Divulgação/Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO))

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) divulgou neste domingo (14) um dado alarmante: o número de mortes por dengue em Goiás atingiu 110 apenas neste ano. Os óbitos foram registrados em 42 municípios diferentes, com Anápolis liderando a lista, contabilizando 21 casos. Outros 142 casos estão em investigação no estado.

Luziânia é o segundo município com maior número de vítimas fatais, totalizando 10 casos, seguido por Valparaíso, com 7 casos, e Goiânia, com 6 registros de morte. Até o momento, Goiás já contabilizou 100.922 casos da doença, um aumento de 290% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo análises do Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), neste ano, 46,4% dos casos são do sorotipo 2, considerado mais grave, e 52,8% do sorotipo 1, menos agressivo.

Apesar do crescimento dos casos, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, ressaltou que o aumento está ocorrendo de forma mais lenta.

Para combater a dengue, a vacinação tem sido uma estratégia fundamental. Atualmente, a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, protegendo contra os quatro tipos de sorotipos da doença. Goiás já recebeu 158.505 doses do Ministério da Saúde, sendo que 52% delas já foram aplicadas.

Além da vacinação, a SES informou que 223 Gabinetes de Combate à Dengue foram instalados nas secretarias municipais de saúde, hospitais e unidades básicas de saúde, visando reunir informações e providenciar insumos, soro e medicações para o tratamento da dengue.

Tags: Dengue, Saúde Pública, Mortes, Epidemia, Vacinação, Prevenção, Goiás