5 de dezembro de 2025
EsporteNotíciasÚltimas

Atlético-GO empata fora de casa com o Athletic-MG em jogo equilibrado e marcado por golaço de Robert

Dragão reage após sofrer gol relâmpago, mostra evolução sob comando de Rafael Lacerda e soma ponto importante na abertura do returno da Série B. Meia Robert marca contra ex-clube em lance individual de rara precisão.
Guilherme Romão (E) encara marcação em empate do Atlético-GO com o Athletic (Guilherme Pannain | Fotos P2)

Em duelo disputado e taticamente denso, o Atlético-GO arrancou um empate por 1 a 1 com o Athletic-MG na noite desta segunda-feira (4), na Arena Sicredi, em São João del Rei (MG), pela abertura do returno da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto foi marcado por duas situações emblemáticas: um gol relâmpago dos donos da casa e um golaço de Robert, ex-jogador do Athletic, que reagiu com técnica e personalidade.

Logo aos 50 segundos de jogo, o time mineiro explorou uma brecha clara no sistema defensivo do Dragão. Em jogada construída desde a intermediária, Wellington Torrão lançou para David Braga, que recebeu com liberdade pela direita e cruzou rasteiro. A defesa atleticana não conseguiu cortar e o atacante português Ronaldo Tavares, bem posicionado na pequena área, apenas completou para as redes.

O Atlético-GO demorou alguns minutos para se reorganizar emocionalmente. A resposta veio em grande estilo, com um lance que fugiu da previsibilidade da Série B. Aos 10 minutos, Robert — que defendeu o Athletic-MG na temporada anterior — recebeu pela esquerda, conduziu com controle, driblou três adversários e finalizou com precisão, de perna direita, no canto alto: 1 a 1. Um golaço, técnico e oportuno, que sintetizou a importância do meia para o Dragão e simbolizou a chamada “lei do ex”.

A partir daí, o jogo seguiu equilibrado, com momentos de alternância no domínio tático. O Athletic-MG insistiu em atacar pelo lado esquerdo da defesa rubro-negra, onde Guilherme Romão apresentou dificuldades na recomposição. Foi por ali que surgiu a principal chance dos mineiros ainda no primeiro tempo, quando Sandry teve a bola do gol nos pés, mas foi travado de forma providencial por Adriano Martins em cima da linha. O lance gerou reclamação por possível toque de mão, não confirmado pelo VAR.

Do lado goiano, Robert continuava sendo a referência criativa. Quase marcou o segundo dele em novo lance individual, mas a defesa adversária bloqueou. Federico Martínez, pouco efetivo, foi substituído ainda na etapa inicial por Ezequiel Ham, volante sírio-argentino que deu mais consistência ao meio-campo, mas pouco acrescentou ofensivamente.

No segundo tempo, o Atlético-GO voltou mais compacto. O técnico Rafael Lacerda corrigiu a exposição pela esquerda e adiantou Robert, tentando deixá-lo mais próximo da área. O time cresceu, teve mais posse e volume ofensivo, mas pecou na definição das jogadas. A melhor chance da virada veio após jogada de Daniel, pela direita, mas Ham falhou na finalização de cabeça, evidenciando suas limitações técnicas no setor ofensivo.

Dudu, que reapareceu como titular após retorno ao clube, mostrou presença defensiva no primeiro tempo, mas caiu de rendimento na segunda etapa e foi substituído por Valdir Júnior. O time goiano terminou o jogo em postura mais conservadora, recuando suas linhas nos minutos finais. Por pouco, Ronaldo Tavares não voltou a marcar — finalizou com perigo após jogada pela esquerda, mas a bola passou rente à trave.

Apesar da postura cautelosa nos minutos finais, o resultado pode ser considerado positivo para o Atlético-GO, que vinha de uma sequência sem marcar gols e estreia agora um novo ciclo com Rafael Lacerda no comando. Com o ponto somado, o Dragão e o Athletic-MG chegam aos 24 pontos e seguem na luta por estabilidade no meio da tabela.

O Atlético-GO agora terá dois compromissos em casa na sequência: contra Botafogo-SP, no próximo sábado (10), e Ferroviária, no dia 17. São confrontos diretos que podem reposicionar a equipe na briga pelo G-4.


Análise Tática:

Rafael Lacerda demonstrou leitura de jogo e correção de falhas estruturais do time — sobretudo nas laterais. A movimentação de Robert entre as linhas adversárias foi o ponto de desequilíbrio a favor do Dragão. Faltou, no entanto, melhor aproveitamento das transições e mais agressividade nas zonas de finalização. A entrada de Ham ofereceu estabilidade, mas a escolha por recuar a equipe nos minutos finais evidenciou uma opção conservadora em momentos decisivos.


FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Série B – 20ª Rodada
Local: Arena Sicredi, São João del Rei (MG)
Data: 4 de agosto de 2025
Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Leandro Alves Cassette (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Gols:

  • Athletic-MG: Ronaldo Tavares (1’/1ºT)
  • Atlético-GO: Robert (10’/1ºT)

Athletic-MG: Adriel; Douglas Pelé (Wesley Gasolina), Sidimar, Marcelo Ajul, Rodrigo Gelado (Yuri); Fabrício Isidoro (Fernando Martínez), Sandry, David Braga; Wellington Torrão (Ezequiel), Ronaldo Tavares, Alason Carioca (Max). Técnico: Rui Duarte.

Atlético-GO: Paulo Vitor; Dudu (Valdir Júnior), Adriano Martins, Pedro Henrique, Guilherme Romão; Luizão, Kauan (Shaylon), Robert (Yuri Alves); Kelvin, Daniel (Ariel), Federico Martínez (Ezequiel Ham). Técnico: Rafael Lacerda.

Tags: #AtléticoGO #SérieB #Robert #LeiDoEx #AthleticMG #Dragão #RafaelLacerda #FutebolGoiano

Marcus

Sobre nós Somos o portal de notícias referência em Goiás, dedicados exclusivamente a trazer as últimas informações e os fatos mais relevantes que impactam o nosso estado. Com uma equipe comprometida e apaixonada por Goiás, estamos sempre na linha de frente, capturando cada detalhe das ocorrências, eventos e novidades que fazem a diferença na vida dos goianos. Nosso compromisso é levar até você notícias com precisão, agilidade e responsabilidade, seja nas coberturas de última hora ou nas reportagens mais aprofundadas. Valorizamos o jornalismo ético e transparente, e nosso objetivo é manter você bem informado sobre tudo o que acontece em Goiás, de norte a sul. Conecte-se Conosco Para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo em tempo real. Basta clicar nos links abaixo e se juntar à nossa Rede: TikTok: https://tiktok.com/goianiaurgenteoficial Instagram: https://www.instagram.com/goianiaurgenteoficial Youtube: https://www.youtube.com/@goianiaurgente