7 de dezembro de 2025
NotíciasPolíciaÚltimas

Advogada é Investigada por Transmitir Recados a Presos, em Goiás

Operação “Columbia Livia” desarticula rede de apoio a detentos; Polícia Federal cumpre sete mandados de prisão
Um imóvel avaliado em R$ 1,5 milhão também é investigado (Vídeo: Divulgação)

Goiânia, GO – Uma advogada está sendo investigada pela Polícia Federal (PF) por suspeita de transmitir recados a presos utilizando bilhetes e mensagens escritas em seu próprio corpo. A operação, denominada “Columbia Livia”, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (31) e abrangeu cinco municípios goianos, resultando no cumprimento de sete mandados de prisão.

A Rede de Apoio

De acordo com a PF, os detentos contavam com uma sofisticada rede de apoio externo composta por suas companheiras e pela advogada suspeita. A advogada, cuja identidade não foi revelada, teria utilizado métodos inusitados para driblar a segurança dos presídios e fornecer informações vitais aos presos.

Dinâmica da Operação

Viaturas da Polícia Federal foram vistas em ação nas cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. A operação envolveu um grande efetivo policial e o apoio de agentes especializados em investigações de crimes contra a administração pública e o sistema prisional.

A PF informou que a advogada utilizava visitas regulares aos presos para transmitir mensagens codificadas e instruções. Além dos recados escritos em bilhetes, a suspeita teria chegado a escrever informações em seu próprio corpo, facilitando a comunicação com os detentos.

Repercussão e Acompanhamento

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) declarou que está acompanhando de perto a operação. O presidente da Comissão de Prerrogativas da subseção de Anápolis, José Ricardo, foi designado para monitorar o caso e garantir que os direitos da advogada sejam respeitados durante as investigações.

“Estamos cientes das graves acusações e acompanhamos a operação para assegurar que todos os procedimentos legais sejam seguidos. A OAB-GO não tolera condutas que violem a ética e os princípios da advocacia”, destacou a nota oficial da OAB-GO.

Desdobramentos da Investigação

A operação “Columbia Livia” ainda está em andamento, e a PF não descarta a possibilidade de novos desdobramentos. A advogada, se confirmadas as suspeitas, poderá enfrentar acusações de associação criminosa, facilitação de comunicação entre detentos e outros crimes relacionados.

Comunicado da Polícia Federal

A Polícia Federal reforçou seu compromisso com a manutenção da ordem e a segurança pública: “A operação ‘Columbia Livia’ demonstra nosso empenho em combater atividades ilícitas dentro e fora dos presídios, garantindo que a justiça seja aplicada com rigor e transparência”.


Tags: Polícia Federal, Operação Columbia Livia, Advogada Suspeita, Goiás, Sistema Prisional, OAB-GO, Crime Organizado


Fontes:

  • Polícia Federal (PF)

Marcus

Sobre nós Somos o portal de notícias referência em Goiás, dedicados exclusivamente a trazer as últimas informações e os fatos mais relevantes que impactam o nosso estado. Com uma equipe comprometida e apaixonada por Goiás, estamos sempre na linha de frente, capturando cada detalhe das ocorrências, eventos e novidades que fazem a diferença na vida dos goianos. Nosso compromisso é levar até você notícias com precisão, agilidade e responsabilidade, seja nas coberturas de última hora ou nas reportagens mais aprofundadas. Valorizamos o jornalismo ético e transparente, e nosso objetivo é manter você bem informado sobre tudo o que acontece em Goiás, de norte a sul. Conecte-se Conosco Para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo em tempo real. Basta clicar nos links abaixo e se juntar à nossa Rede: TikTok: https://tiktok.com/goianiaurgenteoficial Instagram: https://www.instagram.com/goianiaurgenteoficial Youtube: https://www.youtube.com/@goianiaurgente