Ferrovia Norte-Sul Completa 36 Anos de Construção e Entra em Operação
O trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul tem aproximadamente 280 quilômetros de comprimento e foi a última parte a ser finalizada.
A Ferrovia Norte-Sul, uma das obras mais emblemáticas e aguardadas do setor de transporte no Brasil, finalmente entrou em operação após mais de três décadas de construção. Esta conquista marcou a conclusão da primeira viagem completa da ferrovia, abrindo caminho para uma interligação vital para o transporte de cargas e o desenvolvimento econômico do país.
A jornada inaugural foi protagonizada por uma composição que transportava 120 contêineres e partiu do estado de São Paulo, com destino ao Porto Seco, localizado em Anápolis. A carga era composta por defensivos agrícolas, algodão e peças importadas para a fabricação de veículos, demonstrando a versatilidade e importância da ferrovia para diferentes setores da economia.
Este marco é ainda mais significativo, pois representa a conexão completa, por trilhos, de quatro das cinco regiões brasileiras, fortalecendo o sistema de transporte de cargas em todo o país. O trecho goiano da ferrovia, com cerca de 280 quilômetros de extensão, foi a última parte a ser finalizada, e sua conclusão foi celebrada como um feito histórico pelo secretário de Estado da Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, que destacou o empenho de anos de trabalho dedicado a esse projeto.
A Ferrovia Norte-Sul possui uma extensão total de quase 2.300 quilômetros e foi dividida em duas partes. A primeira, que vai de Palmas, no Tocantins, a Açailândia, no Maranhão, foi concluída em 2010, com um investimento de R$ 2,6 bilhões. Já o trecho que liga Estrela d’Oeste, em São Paulo, ao Tocantins, teve um custo de cerca de R$ 11 bilhões e só foi finalizado em 2023, depois que a concessionária Rumo venceu o leilão e assumiu a concessão em 2019.
Atualmente, a Ferrovia Norte-Sul está em fase de comissionamento, autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, o que significa que os trens podem operar com velocidade reduzida até que todos os sistemas sejam completamente verificados e ajustados. O Ibama também realizará uma vistoria nos próximos dias para garantir que a operação esteja em conformidade com as normas ambientais.
Nos últimos dois anos, quatro terminais foram inaugurados ao longo da ferrovia, fortalecendo ainda mais sua importância como via de escoamento de cargas. Entre esses terminais, destaca-se um focado em farelo de soja em São Simão (GO), outro voltado para grãos em Rio Verde (GO), um terceiro movimentando açúcar VHP em Iturama (MG) e o mais recente, especializado em fertilizantes, implantado em Rio Verde, dentro do complexo já dedicado à movimentação de grãos.
A interligação da Ferrovia Norte-Sul à Malha Paulista cria um importante corredor de transporte que se estende até o Porto de Santos, o maior hub portuário da América do Sul e centro vital para a exportação de commodities agrícolas para o mundo. Essa integração proporciona uma nova opção logística para o escoamento da produção de estados que não têm acesso direto ao mar, como Goiás e Tocantins.
A história da Ferrovia Norte-Sul remonta a 1987, quando a construção teve início durante a administração do então presidente José Sarney. Embora tenha tido avanços significativos em 2003, durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um investimento de R$ 452 milhões nos trechos de Goiás e do Tocantins, a obra também foi marcada por irregularidades e denúncias de fraudes em processos de licitação.
A Ferrovia Norte-Sul é uma das maiores realizações da infraestrutura de transporte no Brasil e representa um passo significativo para a melhoria da logística de carga no país. Após décadas de esforços, finalmente, os trilhos estão abertos para impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a integração entre as regiões brasileiras.