O Departamento de Proteção Animal (DEMA) elaborou um manual com informações para ajudar pessoas a denunciarem casos de maus-tratos a animais.
Para promover a proteção dos animais, o Grupo de Proteção Animal da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) elaborou uma cartilha com orientações sobre como denunciar casos de maus-tratos a animais. A cartilha pode ser acessada no site da Polícia Civil de Goiás e faz parte das atividades do Abril Laranja, um mês dedicado à conscientização e defesa dos direitos dos animais.
A cartilha lançada pela PCGO orienta sobre as formas de denunciar atos de maus tratos, entre eles:
- abandonar de animais;
- manuter de animais em locais inadequados e em sofrimento, acorrentados ou enjaulados;
- não alimentar o animal diariamente;
- negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
- deixar os animais infestados de pulgas e carrapatos;
- ferir, mutilar ou envenenar animais.
COMO DENUNCIAR MAUS-TRATOS A ANIMAIS
Para denunciar casos de maus-tratos a animais, é possível procurar o Grupo de Proteção Animal (DEMA) em Goiânia ou a delegacia mais próxima em outras cidades e registrar a ocorrência, fornecendo detalhes e imagens para auxiliar na investigação e colheita de provas. Essa é a maneira mais eficaz de denunciar casos de abandono, morte ou lesão dos animais, e a maioria dos registros resulta em processo contra o agressor. Também é possível denunciar anonimamente enviando um e-mail para gpagoiania@gmail.com (para Goiânia) ou demagoias@gmail.com (para outras cidades de Goiás), ou ligando para o disque denúncia da Polícia Civil através do número 197 ou pelo Whatsapp (62) 98581-8197, fornecendo o endereço completo do ocorrido.