21 de novembro de 2024
NotíciasPolíticaÚltimas

Francisco Jr é o nome escolhido pelo Governador Ronaldo Caiado para assumir a Casa Civil.

Ronaldo Caiado oferece Casa Civil a Francisco Jr (Weimer Carvalho / O Popular)

Após quase um mês de anunciar a abertura de espaço para o PSD no governo, o governador Ronaldo Caiado (UB) se reuniu com o ex-deputado federal Francisco Júnior nesta quinta-feira (30) para oferecer o cargo de chefe da Casa Civil. Os dois devem se reunir novamente na próxima semana, juntamente com o presidente estadual do partido, Vilmar Rocha, para finalizar a decisão.

Embora o PSD tenha mostrado interesse nas secretarias de Indústria e Comércio (SIC) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), eles parecem dispostos a aceitar a Casa Civil com a condição de que a pasta receba novas atribuições, além das questões burocráticas do governo.

A secretaria de Indústria e Comércio ainda pode ser negociada com o PSD, já que atualmente é ocupada por Joel Sant’Anna Braga, irmão de Alexandre Baldy, que tomará posse na Agência Goiana de Habitação (Agehab) no início de abril. O governador havia sugerido que o espaço pudesse ficar com o PP, mas com outro nome.

Atualmente, a Casa Civil é ocupada por Jorge Pinchemel, procurador do Estado, que assumiu o cargo em dezembro de 2021. A distribuição de cargos para os partidos que apoiaram a reeleição de Caiado ocorreu depois de queixas das lideranças pela adequação dos cargos que não se reelegeram na última eleição de 2022. Foram contemplados as três siglas que tiveram candidatos ao Senado no grupo do governador: PP, PSD e UB. Waldir Soares (UB) assumiu a presidência do Detran-GO.

Durante uma entrevista coletiva após a cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra, o governador Ronaldo Caiado afirmou que ficaria feliz em receber o PSD em seu secretariado, já que o partido teve um papel importante em sua campanha eleitoral. Na semana anterior, Caiado havia se encontrado com o presidente do PSD, Vilmar Rocha, para convidar Francisco Jr para ocupar a posição de liderança na Casa Civil, convite que foi aceito pelo ex-deputado estadual. Rocha também sugeriu Simeyzon Silveira e Max Menezes como possíveis nomes para a posição.