5 de dezembro de 2025
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Reestruturação da Avenida 24 de Outubro transforma mobilidade urbana em Campinas

Intervenções incluem sistema binário, reprogramação semafórica e redistribuição do estacionamento para melhorar fluidez e segurança em uma das vias mais movimentadas de Goiânia
Avenida 24 de Outubro. | Foto: Divulgação

A cidade de Goiânia inicia, nos próximos dias, uma profunda transformação viária na tradicional Avenida 24 de Outubro, no bairro de Campinas. As obras estruturais e operacionais, determinadas pelo prefeito Sandro Mabel e conduzidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), têm como propósito resolver gargalos históricos de trânsito, promover maior segurança e garantir mais racionalidade na circulação de veículos e pedestres.

Com extensão de 3,8 km, a intervenção está ancorada em estudos técnicos de engenharia de tráfego e levantamentos de uso urbano, que identificaram pontos críticos de fluxo, estacionamento irregular e conflitos entre diferentes modais de transporte — problemas que há anos comprometem a qualidade da mobilidade em uma das principais artérias comerciais da capital.

“Estamos implantando um novo corredor que respeita a dinâmica econômica da região, ao mesmo tempo que estabelece regras de circulação mais coerentes com o volume de tráfego atual. Trata-se de uma solução integrada, planejada, que trará benefícios não só ao motorista, mas a toda a população que utiliza essa avenida diariamente”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.

Principais mudanças: binários, estacionamento alternado e nova semaforização

A reestruturação inclui um conjunto de medidas articuladas:

  • Implantação de um sistema binário com a Rua da Passagem, no trecho entre a Alameda Progresso e a Avenida Tirol, criando um fluxo mais contínuo e eliminando conflitos viários diretos;
  • Manutenção do sentido duplo de circulação em cerca de 3 km da via entre a Av. Tirol e a Av. Perimetral, com duas faixas por sentido;
  • Redistribuição alternada do estacionamento ao longo do percurso, respeitando as demandas de comércio e logística local — ora do lado direito, ora do lado esquerdo da via;
  • No trecho entre a Rua P-25 e a Rua 220, será implementado novo binário com a Avenida Perimetral, com três faixas por sentido, estacionamento lateral e construção de uma alça de retorno.

Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito da SMM, Tarcísio Abreu, as intervenções têm caráter corretivo e estruturante:

“É uma reorganização inteligente, construída com base em dados reais de circulação. Não se trata apenas de pintar faixas, mas de redesenhar o comportamento urbano da via, priorizando segurança e eficiência”, afirmou.

Ações complementares: calçadas, semáforos e retirada de rotatória

Além das mudanças na circulação veicular, a Prefeitura também prevê:

  • A retirada da rotatória no cruzamento com a Rua 17, que hoje representa um ponto de conflito e lentidão;
  • Extensão das calçadas na Alameda Progresso, ampliando a área de pedestres e promovendo acessibilidade;
  • Reprogramação de 19 cruzamentos semafóricos existentes, para sincronização com os novos padrões de tráfego;
  • Instalação de um novo semáforo no cruzamento com a Rua Geraldo Ney, reforçando a segurança em área de alto fluxo.

Entendimento técnico e resposta à população

Especialistas em mobilidade urbana e planejamento urbano avaliam positivamente as medidas. Para o engenheiro civil e urbanista Pedro Alencar, professor da UFG, “ações como essa refletem a maturidade de políticas públicas baseadas em diagnósticos concretos e não apenas em pressões pontuais ou improvisos técnicos”. Segundo ele, a adoção de sistemas binários e semáforos coordenados tem impacto direto na redução de acidentes, aumento da fluidez e melhoria da qualidade de vida urbana.

A região de Campinas concentra importantes corredores comerciais, escolas, hospitais e conexões com bairros adjacentes. Com tráfego pesado de carros, ônibus, caminhões de abastecimento e pedestres, o equilíbrio da mobilidade exige infraestrutura adequada, planejamento detalhado e constante monitoramento dos resultados.

Quando e como serão feitas as intervenções

De acordo com a SMM, as obras serão iniciadas de forma escalonada, com interdição parcial e temporária de trechos, sempre com sinalização prévia e orientação aos condutores. A expectativa é de que a implantação total do novo corredor seja concluída até o fim de 2025, com monitoramento contínuo dos impactos e possibilidade de ajustes operacionais conforme a demanda.


Fontes consultadas:

  • Prefeitura de Goiânia (Secretaria Municipal de Mobilidade)

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Marcus

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