5 de dezembro de 2025
NotíciasPolíticaÚltimas

CCJ convoca sessão extraordinária para votar 23 projetos e vetos antes do recesso definitivo

Embora apenas uma matéria do Executivo esteja formalmente na pauta, presidente da comissão articula votação em bloco de proposições com pareceres prontos.

Presidente da CCJ da Câmara, Luan Alves: esgotar a pauta de propostas dos vereadores antes do recesso (Fábio Lima / O Popular)

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia realiza, nesta segunda-feira (14), sessão extraordinária com o objetivo de avançar na tramitação de 23 matérias legislativas antes do recesso oficial dos trabalhos em plenário. Embora a convocação oficial inclua apenas um projeto de lei do Executivo — relacionado à cessão de uma área pública municipal —, a movimentação nos bastidores indica que a presidência da comissão pretende desobstruir a pauta com a análise de proposições de autoria parlamentar que já contam com parecer técnico favorável.

A sessão está marcada para começar às 10h da manhã, e ocorre em meio ao recesso parlamentar iniciado na última sexta-feira (11). As atividades em plenário serão retomadas apenas em 5 de agosto, após o período regulamentar de interrupção dos trabalhos legislativos.


Projeto do Executivo trata de cessão de área à entidade religiosa

A única matéria do Executivo na pauta oficial diz respeito à autorização para que a Associação Beneficente e Cultural Evangélica (ABCE) utilize um imóvel público. O terreno, situado em área urbana de Goiânia, deverá ser cedido para fins sociais, culturais e religiosos. A proposta foi originalmente apresentada ainda em 2024, durante a gestão do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), e tem parecer favorável do relator na CCJ, vereador Léo José (SD).

O projeto retornou à pauta após período de vistas concedido ao vereador Pedro Azulão Jr. (MDB), que não apresentou emendas. A expectativa é que a proposta seja aprovada com consenso entre os membros da comissão.

Segundo o líder do governo na Casa, vereador Igor Franco (MDB), não há intenção do Executivo de apresentar novos projetos à CCJ neste momento, o que reforça a ideia de que a sessão será dominada por matérias legislativas de iniciativa parlamentar.


Presidente da CCJ quer “limpar a pauta”

Nos bastidores, a movimentação é coordenada pelo presidente da CCJ, vereador Luan Alves (MDB), que pretende deliberar todos os projetos que já contam com parecer dos respectivos relatores. A ação é vista como estratégica para garantir que, após o recesso, os debates em plenário não fiquem travados por pendências da comissão.

“O objetivo é deixar a comissão zerada, sem acúmulo de matérias, para que o segundo semestre possa iniciar com foco em novas propostas e demandas que certamente chegarão com força total”, afirmou um assessor da presidência da CCJ, sob condição de anonimato.


Vetos do Executivo também estão em pauta

Além dos projetos legislativos — que incluem propostas de leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções —, a sessão deve examinar dois vetos enviados pelo Poder Executivo. As proposições vetadas são de autoria de vereadores e foram aprovadas em anos anteriores (2023 e 2024). A análise desses vetos deve abrir espaço para um debate político mais intenso, sobretudo em matérias com impacto direto na atuação dos parlamentares em seus redutos eleitorais.

A expectativa é de que a sessão tenha quórum completo, mesmo em meio ao recesso, dada a importância de manter a pauta em dia para evitar acúmulo de processos legislativos e impasses regimentais.


Atuação da CCJ e importância no processo legislativo

A CCJ é considerada a comissão mais estratégica da Câmara Municipal, por ser responsável por analisar a admissibilidade jurídica e constitucional das matérias, além da técnica legislativa. Projetos que não passam pela comissão são automaticamente barrados de seguirem para votação em plenário.

Entre os temas frequentemente tratados na CCJ estão: uso e ocupação do solo, alterações na legislação municipal, concessões de utilidade pública, reorganização administrativa e temas ligados ao interesse coletivo.


Fontes consultadas:
– Câmara Municipal de Goiânia (CCJ e Gabinetes Parlamentares)
– Portal da Transparência Legislativa
– Assessoria da Presidência da CCJ

TAGS: #CCJ #CâmaraDeGoiânia #SessãoExtraordinária #PolíticaMunicipal #ProjetosDeLei #Legislativo #RecessoParlamentar #Goiânia #RogérioCruz #LuanAlves

Marcus

Sobre nós Somos o portal de notícias referência em Goiás, dedicados exclusivamente a trazer as últimas informações e os fatos mais relevantes que impactam o nosso estado. Com uma equipe comprometida e apaixonada por Goiás, estamos sempre na linha de frente, capturando cada detalhe das ocorrências, eventos e novidades que fazem a diferença na vida dos goianos. Nosso compromisso é levar até você notícias com precisão, agilidade e responsabilidade, seja nas coberturas de última hora ou nas reportagens mais aprofundadas. Valorizamos o jornalismo ético e transparente, e nosso objetivo é manter você bem informado sobre tudo o que acontece em Goiás, de norte a sul. Conecte-se Conosco Para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo em tempo real. Basta clicar nos links abaixo e se juntar à nossa Rede: TikTok: https://tiktok.com/goianiaurgenteoficial Instagram: https://www.instagram.com/goianiaurgenteoficial Youtube: https://www.youtube.com/@goianiaurgente