5 de dezembro de 2025
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Prefeito Mabel assina decreto que cria o Plano Nova Mobilidade em Goiânia

Iniciativas incluem melhorias no transporte público, novas faixas preferenciais para ônibus e implantação de estacionamento rotativo digital.
Prefeito Sandro Mabel (UB) assina um decreto que prevê a desobstrução de 10 corredores, em Goiânia. (Crédito: Alex Malheiros)

Nesta sexta-feira (7), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), assinou um importante decreto que estabelece as diretrizes do Plano Nova Mobilidade. O projeto busca transformar o cenário do trânsito e transporte da capital goiana, com uma série de medidas voltadas à mobilidade urbana, à eficiência no transporte público e ao incentivo à mobilidade ativa.

O plano abrange ações essenciais para a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida dos moradores, com foco na desobstrução das vias principais, aumento da malha cicloviária, e a implementação de um sistema de bicicletas públicas integradas ao BRT. O projeto também prevê readequações no sistema semafórico e ações de educação no trânsito.

Ações imediatas e desobstrução das vias

O plano começa com uma intervenção urgente: a desobstrução de 10 corredores de tráfego em Goiânia, com previsão de ampliação para 26 corredores ao longo do próximo ano, totalizando 250 km de vias revitalizadas. Nos primeiros 100 dias de gestão de Mabel, 10 corredores devem ser revitalizados, abrangendo 100 km da malha viária da cidade.

De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, as primeiras ações incluem a sinalização vertical nas principais avenidas, a retirada de barreiras físicas e a campanha educativa para conscientizar os motoristas sobre a importância de não obstruir as vias. O objetivo é liberar a terceira faixa preferencial para ônibus e motocicletas, além de proibir o estacionamento nas principais avenidas. Entre os primeiros corredores contemplados estão as avenidas Jamel Cecílio, Castelo Branco, Mutirão, Anhanguera, e o BRT Norte-Sul.

Inovação no sistema de estacionamento e segurança

Além das melhorias no trânsito, o plano inclui a criação de um sistema de estacionamento rotativo digital, a chamada Área Azul, que começará com 6 mil vagas no Centro e Campinas, com previsão de expansão para 18 mil vagas em toda a cidade. O prefeito Sandro Mabel afirmou que o objetivo é impulsionar o comércio local ao garantir maior fluidez no trânsito e melhorar as condições de estacionamento. “Este sistema vai contribuir para a organização do trânsito e garantir mais espaços para quem precisa estacionar nas áreas mais movimentadas da cidade”, explicou Mabel.

Uma das promessas do plano é a instalação de câmeras para formar uma muralha digital, conectando 10 mil câmeras à nova Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que ficará disponível para monitoramento das forças policiais. Essas câmeras terão a capacidade de identificar placas e rostos, aumentando a segurança e a eficiência das operações no trânsito da cidade. A proposta de uma muralha digital, que já havia sido mencionada durante a gestão do ex-prefeito Rogério Cruz, agora ganha força com a implementação prometida por Mabel.

Integração de bicicletas públicas e incentivo à mobilidade ativa

Outro aspecto fundamental do plano é o incentivo à mobilidade ativa. A proposta inclui a ampliação da malha cicloviária da cidade e a implantação de um sistema de bicicletas públicas compartilhadas, que serão integradas ao sistema de transporte rápido (BRT), oferecendo mais alternativas sustentáveis para o deslocamento urbano.

Além disso, o plano promete readequar as vias e corredores de ônibus, criando uma infraestrutura mais fluida e eficiente para quem depende do transporte público. Com essas mudanças, espera-se reduzir os tempos de deslocamento e proporcionar uma mobilidade mais acessível e confortável para todos os cidadãos.

O impacto na cidade e na qualidade de vida

A implementação do Plano Nova Mobilidade visa não apenas melhorar o trânsito e a fluidez nas principais vias de Goiânia, mas também contribuir para a redução da poluição, melhorar o acesso ao transporte público e estimular o uso de alternativas sustentáveis, como a bicicleta. O plano, que tem como foco a inclusão e o desenvolvimento urbano inteligente, promete transformar Goiânia em uma cidade mais conectada e adaptada às novas necessidades da população.

A Prefeitura de Goiânia também anunciou que o Programa de Desobstrução das Vias Arteriais será acompanhado de perto pela sociedade, com a participação dos cidadãos nas campanhas educativas e no acompanhamento das ações de revitalização.

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Marcus

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