26 de dezembro de 2024
EsporteNotíciasÚltimas

Rebaixado, Atlético-GO visita Vasco em confronto de realidades opostas na Série A

Rebaixado, Dragão tenta evitar pior campanha de sua história enquanto Vasco luta para escapar da crise e sonha com vaga continental.
Guilherme Romão completou 50 jogos, todos como titular, na rodada passada do Brasileirão. 📸: @ingrydoliveirafotografia

Em climas distintos, Vasco e Atlético-GO entram em campo neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileirão Série A. Já rebaixado, o Dragão busca ao menos evitar um desempenho ainda mais vexatório na temporada. Do outro lado, o Vasco, pressionado por uma sequência de quatro derrotas, joga pela sobrevivência na elite e pela possibilidade de alcançar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

A torcida vascaína deve lotar o estádio na tentativa de impulsionar o time comandado interinamente por Felipe Maestro, ex-jogador e agora diretor técnico, que assumiu o comando após a demissão de Rafael Paiva.


Atlético-GO: despedida amarga e projeção de futuro

Para o Dragão, a reta final da Série A é um exercício de superação em meio a uma campanha desastrosa. Com 26 pontos, o clube precisa de pelo menos cinco pontos nas três partidas restantes (contra Vasco, Fortaleza e Bahia) para evitar a marca negativa da edição de 2012, quando somou apenas 30 pontos.

O técnico interino Anderson Gomes contará com o retorno do meia-atacante Shaylon, que cumpriu suspensão, e aposta na experiência de Luiz Fernando, artilheiro do time com 19 gols na temporada. Luiz, no entanto, vive clima de despedida, com propostas do futebol internacional e interesse do Goiás para 2025.


Vasco: entre a pressão e a esperança

O Vasco chega ao confronto em crise. Após cair na semifinal da Copa do Brasil e acumular derrotas expressivas na Série A, o time carioca precisa urgentemente de uma vitória para afastar o risco de rebaixamento e manter vivo o sonho de disputar uma competição continental.

Com 43 pontos, o clube figura no meio da tabela, mas depende de resultados positivos contra dois rebaixados (Atlético-GO e Cuiabá) e o embalado Atlético-MG para encerrar a temporada com alguma dignidade.


Confronto histórico e destaques individuais

A rivalidade recente entre Vasco e Atlético-GO teve momentos marcantes, como o duelo na Série B de 2016, quando o Dragão surpreendeu ao conquistar o título. Em 2024, os cariocas levaram a melhor nos dois encontros anteriores: empataram em Goiânia e venceram no Rio pela Copa do Brasil, além de triunfarem por 1 a 0 no primeiro turno da Série A.

Entre os destaques do Vasco estão Philippe Coutinho, que tenta reencontrar seu melhor futebol, e o artilheiro Vegetti, peça fundamental na reta final.


Ficha técnica

Campeonato Brasileiro – 36ª rodada
Jogo: Vasco x Atlético-GO
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 30/11/2024, às 21h30
Transmissão: SporTV e Premiere

Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Fernanda Antunes (MG – FIFA)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)

Provável escalação do Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo, Lucas Piton; Mateus Cocão, Hugo Moura, Philippe Coutinho (Sforza), Leandrinho (Payet); Ryan e Vegetti. Técnico: Felipe Maestro

Provável escalação do Atlético-GO:
Ronaldo; Bruno Tubarão, Alix Vinícius, Adriano Martins, Guilherme Romão; Roni, Gabriel Baralhas, Rhaldney; Shaylon, Derek, Luiz Fernando. Técnico: Anderson Gomes


Tags: #Brasileirão #AtléticoGO #Vasco #Rebaixamento #SérieA #Futebol