Anatel Realiza Blitz da Telefonia Móvel em Quatro Capitais: Curitiba, Goiânia, Manaus e Vitória
Iniciativa do programa ConectaBR visa aprimorar a qualidade dos serviços de 4G e 5G e reduzir desigualdades regionais na cobertura de telefonia móvel.
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciará na próxima semana uma série de ações de fiscalização em quatro capitais brasileiras: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES). Entre os dias 26 e 30 de agosto, técnicos da agência irão medir a qualidade dos sinais de 4G e 5G oferecidos pelas operadoras nessas regiões, como parte do programa ConectaBR.
Objetivo da Blitz: Melhoria dos Serviços e Redução das Desigualdades Regionais
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o principal objetivo da Blitz da Telefonia Móvel é pressionar as operadoras a melhorar a prestação de serviços e garantir que a cobertura de telefonia móvel seja satisfatória em todos os estados brasileiros.
“Estamos aumentando os parâmetros de qualidade e exigindo isso das empresas. Nosso foco é combater as desigualdades regionais, pois a cobertura precisa ser eficiente em todas as áreas do país, não apenas nos grandes centros”, declarou o ministro.
Como Serão Realizadas as Medições
Em cada uma das cidades, a Anatel realizará medições em 20 pontos distintos. Para isso, serão utilizados seis aparelhos celulares: três estarão travados na tecnologia 4G e os outros três funcionarão em modo livre, captando sinais de 3G, 4G ou 5G, conforme a disponibilidade no local.
Após as medições, as operadoras serão notificadas para elaborar um Plano de Ação, visando corrigir as deficiências apontadas. A Anatel, em parceria com o Ministério das Comunicações, retornará ao local dentro de seis meses para verificar se as melhorias foram implementadas.
Parâmetros do Programa ConectaBR
A Blitz faz parte do ConectaBR, um programa que estabelece novos e rigorosos padrões de cobertura e acesso à banda larga móvel. O programa elevou o índice mínimo de cobertura das operadoras de 80% para 95%, e estipulou que a velocidade mínima da internet móvel deve ser de 10 Mbps para o 4G e 100 Mbps para o 5G.
“Essa ação não se limita a apenas avaliar a qualidade do serviço. Estamos focados em garantir que todas as regiões do Brasil tenham acesso a uma internet móvel de qualidade, independente de sua localização geográfica”, afirmou o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius.
Histórico da Blitz da Telefonia Móvel
A Blitz da Telefonia Móvel começou no ano passado, passando por São Luís (MA) e Cuiabá (MT). Em 2024, já foram realizadas ações em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI) e Timon (MA). Até o final do ano, todas as capitais brasileiras devem ser incluídas na fiscalização.
O Que Esperar das Próximas Etapas
Após a realização das Blitzes, espera-se que as operadoras melhorem significativamente a qualidade dos serviços de telefonia móvel nas capitais fiscalizadas, promovendo uma experiência mais uniforme e eficiente para os usuários em todo o país. A Anatel e o Ministério das Comunicações continuarão monitorando e cobrando as operadoras para que cumpram os novos parâmetros estabelecidos pelo programa ConectaBR.
Tags: Anatel, Blitz da Telefonia Móvel, ConectaBR, 4G, 5G, Qualidade de Serviço, Telecomunicações.
Fontes: Agência Nacional de Telecomunicações, Ministério das Comunicações