Personalizar preferências de consentimento

Usamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para permitir as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são requeridos para habilitar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Esses cookies não armazenam nenhum dado de identificação pessoal.

Nenhum cookie para mostrar

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Nenhum cookie para mostrar

Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.

Nenhum cookie para mostrar

Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Nenhum cookie para mostrar

Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que você visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Nenhum cookie para mostrar

6 de abril de 2025
AgronegócioEconomiaNegóciosÚltimas

Transporte de contêineres na Ferrovia Norte-Sul triplica em um ano, impulsionando exportações em Goiás

Com 28,5 mil toneladas de produtos movimentados entre 2023 e 2024, a Brado celebra crescimento expressivo no modal ferroviário e aumento na exportação de grãos.
Mais de mil contêineres transportados desde a conclusão da obra (Cristiano Borges)

Desde a finalização do trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul, em setembro de 2023, o transporte de contêineres pela Brado, operadora logística que utiliza o modal, viu um crescimento notável, triplicando em volume. No período entre 2023 e 2024, mais de mil contêineres foram movimentados pela ferrovia, transportando 28,5 mil toneladas de produtos, consolidando o papel do modal ferroviário como peça-chave para a logística de Goiás.

A expansão no uso da ferrovia tem permitido que empresas instaladas no estado otimizem o escoamento de suas produções. Produtos como grãos, que são essenciais para a economia regional, tiveram um aumento de 12% nas exportações, graças à agilidade e eficiência proporcionadas pela logística ferroviária. Com o modal rodoviário cada vez mais saturado, a Ferrovia Norte-Sul se tornou a principal alternativa para o transporte de grandes volumes, garantindo que Goiás continue elevando sua produção sem enfrentar gargalos logísticos.

A Brado, que opera na ferrovia, tem desempenhado um papel fundamental na consolidação dessa infraestrutura multimodal. Além de grãos, outros produtos como fertilizantes e bens industrializados também são escoados pelos trilhos, o que amplia a competitividade das empresas goianas no mercado nacional e internacional.

Impacto no setor agrícola e econômico

O uso eficiente da ferrovia também reduziu significativamente os custos logísticos para os produtores, que agora conseguem transportar suas safras com maior rapidez e a custos mais baixos, se comparados ao modal rodoviário. Isso reflete diretamente no preço final dos produtos e no aumento da competitividade do agronegócio goiano.

Além disso, com a expansão das exportações de grãos, Goiás reafirma sua importância como um dos principais polos agrícolas do Brasil, destacando-se tanto na produção quanto no escoamento eficiente de commodities. A integração do modal ferroviário às rotas comerciais já estabelecidas amplia as possibilidades de novos negócios e investimentos no estado.

Futuro da logística multimodal em Goiás

Com a triplicação no transporte de contêineres e o aumento na exportação de grãos, a expectativa é que o uso da Ferrovia Norte-Sul continue crescendo nos próximos anos. Especialistas apontam que, com novos investimentos em infraestrutura e a ampliação da capacidade de operação da Brado, o estado de Goiás deve se consolidar como um dos principais hubs logísticos do Brasil, conectando de forma eficiente o interior ao litoral e aos mercados internacionais.

Essa expansão traz benefícios não apenas para o setor agrícola, mas também para a indústria e o comércio, que passam a contar com uma alternativa logística mais rápida, segura e sustentável.

Fontes: Relatórios da ANTT, Ministério da Infraestrutura

Tags: #FerroviaNorteSul #LogísticaMultimodal #ExportaçãoDeGrãos #Brado #Infraestrutura #CrescimentoEconômico