Transporte de contêineres na Ferrovia Norte-Sul triplica em um ano, impulsionando exportações em Goiás
Com 28,5 mil toneladas de produtos movimentados entre 2023 e 2024, a Brado celebra crescimento expressivo no modal ferroviário e aumento na exportação de grãos.
Desde a finalização do trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul, em setembro de 2023, o transporte de contêineres pela Brado, operadora logística que utiliza o modal, viu um crescimento notável, triplicando em volume. No período entre 2023 e 2024, mais de mil contêineres foram movimentados pela ferrovia, transportando 28,5 mil toneladas de produtos, consolidando o papel do modal ferroviário como peça-chave para a logística de Goiás.
A expansão no uso da ferrovia tem permitido que empresas instaladas no estado otimizem o escoamento de suas produções. Produtos como grãos, que são essenciais para a economia regional, tiveram um aumento de 12% nas exportações, graças à agilidade e eficiência proporcionadas pela logística ferroviária. Com o modal rodoviário cada vez mais saturado, a Ferrovia Norte-Sul se tornou a principal alternativa para o transporte de grandes volumes, garantindo que Goiás continue elevando sua produção sem enfrentar gargalos logísticos.
A Brado, que opera na ferrovia, tem desempenhado um papel fundamental na consolidação dessa infraestrutura multimodal. Além de grãos, outros produtos como fertilizantes e bens industrializados também são escoados pelos trilhos, o que amplia a competitividade das empresas goianas no mercado nacional e internacional.
Impacto no setor agrícola e econômico
O uso eficiente da ferrovia também reduziu significativamente os custos logísticos para os produtores, que agora conseguem transportar suas safras com maior rapidez e a custos mais baixos, se comparados ao modal rodoviário. Isso reflete diretamente no preço final dos produtos e no aumento da competitividade do agronegócio goiano.
Além disso, com a expansão das exportações de grãos, Goiás reafirma sua importância como um dos principais polos agrícolas do Brasil, destacando-se tanto na produção quanto no escoamento eficiente de commodities. A integração do modal ferroviário às rotas comerciais já estabelecidas amplia as possibilidades de novos negócios e investimentos no estado.
Futuro da logística multimodal em Goiás
Com a triplicação no transporte de contêineres e o aumento na exportação de grãos, a expectativa é que o uso da Ferrovia Norte-Sul continue crescendo nos próximos anos. Especialistas apontam que, com novos investimentos em infraestrutura e a ampliação da capacidade de operação da Brado, o estado de Goiás deve se consolidar como um dos principais hubs logísticos do Brasil, conectando de forma eficiente o interior ao litoral e aos mercados internacionais.
Essa expansão traz benefícios não apenas para o setor agrícola, mas também para a indústria e o comércio, que passam a contar com uma alternativa logística mais rápida, segura e sustentável.
Fontes: Relatórios da ANTT, Ministério da Infraestrutura
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