Sudeste goiano receberá R$ 546 milhões em obras viárias estratégicas
Governo de Goiás aposta em novo modelo de execução para destravar gargalos históricos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O Governo de Goiás anunciou um pacote de investimentos de R$ 546 milhões destinados à pavimentação e construção de quatro rodovias consideradas estratégicas no Sudeste goiano: as GOs-180, 147, 178 e 461. As obras, que devem começar em setembro, serão financiadas pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) em parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Serão mais de 170 quilômetros de novas vias asfaltadas e a construção de duas pontes, ampliando a integração logística entre municípios e garantindo maior eficiência no escoamento da produção agropecuária.
Principais obras
- GO-180: investimento de R$ 138 milhões para pavimentar 32,8 km entre os entroncamentos das GOs-467 e 306, além de uma ponte de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra.
- GO-147: aporte de R$ 170 milhões em 46,2 km de rodovia entre Bela Vista de Goiás e Silvânia, incluindo ponte de 50 metros sobre o Rio dos Bois.
- GO-178: recursos de R$ 130 milhões em 38,8 km de pavimentação, ligando a BR-364 à GO-306.
- GO-461: aplicação de R$ 108 milhões em 52,3 km entre as GOs-194 e 221.
Impactos econômicos e sociais
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Adib Elias, os projetos não se limitam à construção de estradas, mas representam um novo ciclo de desenvolvimento.
“Essas rodovias são estruturantes. Cada quilômetro asfaltado significa mais oportunidades para quem vive e produz em Goiás. Estamos eliminando barreiras que há décadas limitam o setor produtivo e atrasavam a integração logística do Estado”, afirmou.
Além de melhorar a mobilidade, os investimentos devem reduzir custos logísticos, atrair novos empreendimentos e gerar empregos diretos e indiretos, fortalecendo a competitividade regional.
Modelo de gestão inovador
O presidente do Ifag, Armando Rollemberg, destacou a inovação no modelo adotado para a aplicação dos recursos do Fundeinfra. Segundo ele, a execução das obras por meio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) é inédita no país e garante mais transparência e agilidade.
“O processo é acompanhado por múltiplas instâncias de controle, incluindo CGE, TCE e MPGO. Isso assegura fiscalização rigorosa e eficiência na aplicação do dinheiro público”, explicou.
Atualmente, mais de 20 obras financiadas pelo fundo estão em andamento em Goiás, sob gestão da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Entre as entregas recentes, estão trechos restaurados da GO-040, em Goiatuba, e da GO-080, no Vale do São Patrício.
Próximos investimentos
Além das quatro rodovias anunciadas, estão previstos novos investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão, que contemplarão outros trechos, como o lote 2 da GO-178 — com mais 46,5 km de pavimentação até Itarumã e ponte de 100 metros sobre o Rio Verde —, além da GO-206 e da GO-220.
Para o presidente da Goinfra, Pedro Sales, o modelo marca uma mudança estrutural na forma de conduzir a infraestrutura pública no Brasil.
“É uma inovação que alia planejamento, rigor técnico e transparência, ao mesmo tempo em que acelera as entregas. Goiás se posiciona na vanguarda da gestão pública de infraestrutura”, destacou.
Convergência política e visão estratégica
O secretário Adib Elias reforçou que os avanços são possíveis graças ao alinhamento entre as lideranças do Estado. “Com o apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, conseguimos consolidar um projeto que une setor público e privado em prol do desenvolvimento. Estamos lançando as bases para que Goiás se torne um dos estados mais competitivos do país.”
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