21 de novembro de 2024
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Rede de padarias é alvo de flagrante por furto de energia em Goiânia

Proprietário é detido após fiscalização na fábrica de alimentos revelar ligação irregular.
Peritos criminais, agentes da Polícia Civil e funcionários da Equatorial estiveram no local (Divulgação / Polícia Civil )

Na tarde desta sexta-feira (26), uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a concessionária de energia Equatorial resultou na prisão em flagrante do proprietário de uma rede de padarias, suspeito de furto de energia. A ação ocorreu na fábrica de alimentos localizada no Setor Três Marias, em Goiânia, onde foi identificada uma ligação irregular de energia elétrica.

Segundo informações da Polícia Civil, o empresário foi detido após a descoberta de uma série de equipamentos de panificação, incluindo três câmaras frias, todos conectados clandestinamente à rede elétrica. A Equatorial, responsável pela distribuição de energia na região, afirmou que a inspeção realizada identificou uma ligação direta antes do medidor, caracterizando um “gato”.

De acordo com a concessionária, o prejuízo causado pela prática de furto de energia elétrica foi considerável, resultando em custos elevados para a empresa. Além disso, a Equatorial destacou que o suspeito já havia sido identificado anteriormente em atividades relacionadas a esse tipo de crime.

Após o flagrante, o empresário foi encaminhado às autoridades competentes, onde pagou fiança no valor de R$ 25 mil e foi liberado. A identidade do suspeito não foi divulgada até o momento. A Polícia Civil continua investigando o caso para apurar possíveis ramificações e responsabilidades.

Nota Equatorial

A Equatorial Goiás destaca que trabalha em parceria com autoridades policiais do Estado e tem feito ações constantes para combater o furto de energia, como o que aconteceu nesta sexta-feira (26), em Goiânia, com a prisão em flagrante do proprietário de uma panificadora depois que foi constatada a irregularidade através de uma ligação direta antes da medição. A distribuidora salienta que o cliente é reincidente na prática deste crime. O prejuízo com o furto de energia e o tempo em que o fato vinha sendo praticado estão sendo apurados pela concessionária em parceria com a Polícia Civil. A distribuidora lembra que no primeiro trimestre deste ano foram realizadas 77 operações, que resultaram na prisão de 38 pessoas. Em todo ano passado foram 106 prisões. Em 2023, em fiscalizações realizadas pela Equatorial Goiás, quase 200 mil estabelecimentos e imóveis foram inspecionados e, em 35% dos casos, foi constatado furto de energia, ou seja, em 70 mil unidades consumidoras. A distribuidora utiliza medições inteligentes que contribuem para aumentar a assertividade das ações. Mais da metade das regularizações feitas pela concessionária no ano passado foram concentradas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia Itumbiara e Rio Verde. O volume de perdas não técnicas, que são causadas principalmente pelo furto de energia, foi de 628 Giga watt-hora, quantidade suficiente para fornecer energia para toda a cidade de Goiânia durante dois meses. A companhia salienta que além de ser um crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população. Essa prática pode causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados. A concessionária reforça que além disso, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e pode causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia. A distribuidora alerta que o cliente que paga regulamente a conta também sofre com o impacto de ligações clandestinas. A Agência Nacional de Energia Elétrica reconhece, nas tarifas, uma parcela destinada a cobrir as chamadas perdas comerciais, termo técnico que engloba furtos e fraudes no contexto do setor elétrico. Dessa forma, a prática ilegal não apenas afeta individualmente os envolvidos, mas impacta negativamente a comunidade como um todo, refletindo no aumento do valor da conta de luz para todos.

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.”