21 de novembro de 2024
NotíciasPolíciaÚltimas

Procon interdita empresa em Rio Verde por golpe do falso financiamento

Operação conjunta com Polícia Civil resulta no fechamento de estabelecimento que lesava consumidores.

Empresa de Rio Verde atraia consumidores com anúncios de venda de veículos e imóveis nas redes sociais e em sites de marketplace (Foto: Procon Goiás)

Fiscais do Procon Goiás, em parceria com o Procon de Rio Verde e a Polícia Civil, interditaram uma empresa na cidade de Rio Verde, após denúncias de práticas fraudulentas. O estabelecimento é acusado de aplicar o golpe do falso financiamento, atraindo clientes com anúncios de venda de veículos e imóveis, mas entregando apenas cotas de consórcio.

Detalhes da Operação: A ação conjunta resultou na identificação e interdição da empresa, que já estava sendo investigada pelas autoridades. O modus operandi envolvia a divulgação de anúncios enganosos em redes sociais e sites de marketplace, levando os consumidores a acreditarem na aquisição de bens por meio de financiamento, quando na verdade se tratava de cotas de consórcio.

Sanções Aplicadas: A empresa foi autuada e interditada por crimes contra as relações de consumo, incluindo falta de clareza nas informações prestadas, abusividade em cláusulas contratuais e publicidade enganosa. As penalidades previstas podem chegar a uma multa de até R$ 11 milhões, com prazo de 20 dias para defesa.

Continuidade das Investigações: O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, afirmou que as investigações contra empresas envolvidas em práticas fraudulentas continuarão. Ele ressaltou a importância de compartilhar informações com a Polícia Civil e de agir contra estabelecimentos que prejudicam a população.

Denúncias e Contato: Consumidores lesados podem realizar denúncias entrando em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior), ou através da plataforma Procon Web na internet.