Prefeitura de Goiânia Prorroga Prazo para Consórcio Limpa Gyn Assumir Totalidade dos Serviços de Coleta de Lixo
Adiamento para 1º de julho ocorre devido a dificuldades na contratação de trabalhadores para a coleta
A Prefeitura de Goiânia anunciou a prorrogação do prazo para que o consórcio Limpa Gyn assuma integralmente os serviços de coleta de lixo e seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada na cidade. Inicialmente, o consórcio formado por três empresas – uma de Goiânia, uma de Brasília e uma de Catalão – deveria começar a operar totalmente a partir desta segunda-feira (27). No entanto, a nova data estabelecida é 1º de julho.
Desde o início da terceirização dos serviços em 22 de abril, moradores das regiões Leste e Norte de Goiânia têm reclamado da demora na coleta de lixo. O consórcio Limpa Gyn, responsável pela gestão, enfrenta dificuldades para contratar trabalhadores qualificados para a extenuante rotina dos coletores de lixo, que envolve correr atrás dos caminhões, levantar e jogar sacos de lixo nos veículos e lidar com o mau cheiro.
Alexandre Garcês, secretário-executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), explicou a situação: “O coletor em si, que é o que fica correndo atrás do caminhão, é um tipo de serviço que não se consegue fazer de uma hora para outra. Se tivéssemos atletas, dariam conta, é o dia inteiro correndo.”
O consórcio Limpa Gyn continua buscando soluções para superar esses desafios e atender às demandas da população. A Prefeitura de Goiânia reafirma seu compromisso com a melhoria dos serviços de coleta de lixo, visando garantir um ambiente urbano limpo e saudável para todos os moradores.
Fonte: Prefeitura de Goiânia, Seinfra.