19 de setembro de 2024
EconomiaNegóciosÚltimas

Prazo para indústrias goianas se inscreverem nas rodadas internacionais de negócios termina em 27 de setembro

O 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior acontece junto à 1ª Expoind, conectando indústrias goianas com compradores de diversos países e criando oportunidades de exportação.
O 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE) e a 1ª Expoind serão realizados nos dias 10 e 11 de outubro em Goiânia. Fotos: Alex Malheiros

As indústrias goianas dos segmentos de alimentos e bebidas, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e químico têm até o dia 27 de setembro para se inscrever nas rodadas internacionais de negócios, que ocorrerão nos dias 10 e 11 de outubro durante o 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE). O evento, que chega à sua 11ª edição, será realizado em conjunto com a 1ª Expoind (Feira de Fornecedores de Tecnologias e Soluções para a Indústria de Goiás), promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com o apoio do Sebrae Goiás e a organização da QG Business.

Com a presença confirmada de compradores internacionais vindos de países como Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru, além de representações diplomáticas de sete países – Bélgica, Congo, Estados Unidos, Guiné, Macedônia, Timor-Leste e Uzbequistão – o evento promete abrir novas portas para o mercado externo das indústrias goianas. As inscrições para participar das rodadas são gratuitas, mas exigem cadastramento prévio no link disponibilizado pela organização.

Oportunidades para Empresas Goianas

A analista de comércio exterior do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg, Juliana Souza Tormin, reforça que qualquer empresa goiana dos segmentos contemplados, independentemente do porte, pode participar das rodadas de negociações. Segundo ela, o apoio oferecido pela Fieg inclui orientações sobre precificação e posicionamento internacional, especialmente para aquelas que ainda estão se inserindo no comércio exterior.

Juliana explica que é essencial que as empresas interessadas já estejam consolidadas no mercado nacional, mesmo que ainda não tenham começado a exportar. “Ela pode ser uma empresa que ainda não exporta, mas que deseja internacionalizar seus negócios, ou uma exportadora que busca expandir sua atuação em novos mercados internacionais”, afirma. O CIN-Fieg também oferece assessoria completa para as indústrias que precisarem de suporte durante o processo de exportação.

Facilitando o Acesso ao Mercado Internacional

A rodada de negócios promovida pelo EICE, que tem sua 11ª edição este ano, busca facilitar o acesso das indústrias goianas ao mercado internacional. Em 2023, durante a 10ª edição do evento, 26 empresas participaram das rodadas, que resultaram em mais de 100 reuniões e negócios estimados em US$ 10,5 milhões nos 12 meses subsequentes. Juliana Souza Tormin destaca que a expectativa para este ano é ainda maior. “Nossa meta é dobrar esses números nesta edição”, prevê.

Ela também destaca a economia gerada para os empresários goianos, já que a Fieg, em parceria com o Sebrae, traz os compradores internacionais até Goiás, eliminando os custos de viagens para encontros de negócios no exterior. “Essa é uma excelente oportunidade para as indústrias ampliarem suas vendas, com todos os benefícios de se conectar diretamente com compradores estrangeiros sem custo algum para o empresário goiano”, explica.

Rodada Nacional de Negócios

Além da rodada internacional, o 11º EICE contará também com uma rodada de negócios nacional, realizada em parceria com a 1ª Expoind. Nessa rodada, fornecedores e compradores brasileiros poderão agendar reuniões para discutir parcerias e oportunidades comerciais. O foco é promover a conexão entre indústrias de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil, aproximando potenciais compradores de fornecedores goianos.

“O objetivo da rodada nacional de negócios é gerar oportunidades de negócios entre empresas brasileiras, independentemente de seu porte, criando um ambiente propício para a geração de parcerias”, esclarece Juliana.

A Expoind, que ocorre pela primeira vez este ano, promete se consolidar como uma plataforma importante para conectar indústrias de diversos setores, oferecendo tecnologia, inovação e soluções para o crescimento do mercado industrial goiano e nacional.

Como Participar

As inscrições para a rodada internacional de negócios podem ser feitas até o dia 27 de setembro pelo link forms.gle/NGszEqkWEtXeXXkL8. Para a rodada nacional, o cadastramento pode ser realizado através do link forms.gle/hHcB87RpiEUHKVdL9.

O 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE) e a 1ª Expoind serão realizados nos dias 10 e 11 de outubro em Goiânia, e visam fortalecer o comércio exterior goiano, impulsionar as exportações e consolidar parcerias estratégicas entre indústrias goianas e o mercado internacional.


Fontes consultadas:

  • Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)