19 de setembro de 2024
NotíciasÚltimas

Obras de revitalização do Terminal da Praça da Bíblia em Goiânia começam com foco em modernização e eficiência do transporte público

Reforma integra o projeto Nova RMTC e traz soluções tecnológicas, segurança e conforto aos usuários durante o período de um ano.
Obra faz parte do projeto de reestruturação dos terminais e estações do Eixo Anhanguera, a Nova Anhanguera (Foto: SGG)

As obras de revitalização do Terminal da Praça da Bíblia, um dos principais pontos de integração do transporte coletivo em Goiânia, terão início no próximo sábado (21/9). Parte do ambicioso Projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), a intervenção visa modernizar completamente as estruturas, oferecendo mais conforto, segurança e eficiência aos usuários. A iniciativa é financiada por meio do complemento tarifário da passagem de ônibus, mantido pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana.

Murilo Ulhôa, presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), destacou que o projeto inclui a reestruturação de 19 plataformas e cinco terminais ao longo do Eixo Anhanguera, com o valor da tarifa de R$ 4,30 mantido desde 2019. “Queremos um transporte público de qualidade, com foco no passageiro, tornando o serviço uma referência internacional”, afirmou Ulhôa.

Estrutura temporária para garantir o fluxo de passageiros

Durante o período de reforma, estimado em um ano, os usuários do terminal contarão com uma estrutura temporária construída nas proximidades, projetada para minimizar os impactos na mobilidade urbana. Essa estrutura contará com áreas cobertas para embarque e desembarque, iluminação com energia fotovoltaica para maior segurança noturna, câmeras de monitoramento 24 horas, além de banheiros com acessibilidade e sinalização informativa para facilitar a circulação de passageiros.

Para garantir o atendimento durante o período de obras, uma equipe de profissionais uniformizados estará disponível no local, oferecendo informações e suporte aos passageiros. Totens de orientação, placas indicativas e mapas de paradas das linhas de ônibus também foram instalados para guiar os usuários durante essa fase de transição.

Mudanças operacionais e novas rotas

Uma das mudanças operacionais previstas durante a reforma será o embarque pela porta dianteira dos ônibus, com validação da viagem dentro do veículo. Esse modelo já é utilizado em outros terminais da Nova RMTC, sendo recomendada a utilização do Bilhete Único Metropolitano (Cartão Sitpass) para agilizar o processo de embarque.

Além disso, o projeto inclui adaptações para os usuários do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Aqueles que utilizam o Terminal Praça da Bíblia poderão optar por duas alternativas: caminhar cerca de 400 metros até a Estação Vila Bandeirantes ou usar uma linha direta gratuita com destino à Estação Universitária. Essa nova estrutura operacional visa garantir a fluidez do serviço e atender à demanda dos usuários durante o período de obras.

Integração e facilidade de uso

Um dos pontos fortes do sistema de transporte coletivo de Goiânia é a integração oferecida pelo Bilhete Único, que permite até quatro viagens dentro de um intervalo de 2h30 sem custos adicionais. Com a reestruturação, outras opções de integração estarão disponíveis para os usuários do Terminal Praça da Bíblia, facilitando o acesso a bairros como Setor Oeste, Setor Sul e Aparecida de Goiânia, utilizando o BRT Norte-Sul.

O aplicativo SimRmtc também será uma ferramenta essencial durante esse período, oferecendo informações em tempo real sobre as rotas, horários e possíveis integrações disponíveis, otimizando a experiência de viagem dos passageiros.

Um passo para o futuro: Nova RMTC

O Projeto Nova RMTC, que contempla a revitalização do Terminal da Praça da Bíblia e outras intervenções ao longo do Eixo Anhanguera, faz parte de um esforço maior para modernizar o sistema de transporte público na Região Metropolitana de Goiânia. Com um investimento total de R$ 1,6 bilhão, provenientes do governo estadual, prefeituras e empresas concessionárias, o projeto prevê a renovação da frota com ônibus elétricos e movidos a diesel até o final de 2025.

Além da revitalização física dos terminais, o Nova RMTC busca implementar soluções tecnológicas, como a adoção de sistemas de controle em tempo real e o uso de tecnologias sustentáveis, como a iluminação fotovoltaica. Essas inovações visam não apenas melhorar a qualidade do serviço, mas também promover uma operação mais sustentável e eficiente.


Fontes consultadas:

  • Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC)
  • Secretaria de Estado de Infraestrutura de Goiás