12 de novembro de 2024
NotíciasPolíciaÚltimas

Jovem Goiana É Presa em Malta com Drogas no Corpo: Ex-assessora da Prefeitura de Abadiânia, Tainara Fernandes, Carregava 66 Cápsulas de Cocaína

Tainara Fernandes, ex-assessora da Secretaria de Assistência Social de Abadiânia, é detida ao desembarcar em Malta com drogas escondidas no estômago.
Tainara Fernandes da Silva foi presa em Malta (Reprodução TV Anhanguera e Reprodução Polícia de Malta)

A jovem goiana Tainara Fernandes da Silva, de 22 anos, foi detida no Aeroporto Internacional de Malta no último domingo (3) sob suspeita de tráfico internacional de drogas. De acordo com as autoridades locais, Tainara, que passou de Barcelona para o país europeu, transportou 66 cápsulas de cocaína escondidas no estômago e em outras partes do corpo. A prisão ocorreu após funcionários da Alfândega suspeitarem do comportamento da passageira e realizarem um exame de raio-x, que revelou a presença de matéria em seu organismo. Após a descoberta, Tainara foi encaminhada a um hospital para a retirada da droga.

Ex-assessora da Prefeitura de Abadiânia

Tainara Fernandes foi identificada por meio do Portal da Transparência como ex-assessora da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Abadiânia, onde trabalhou entre janeiro e outubro de 2024. Em nota oficial, a Prefeitura informou que a jovem não fazia mais parte do quadro de funcionários, pois foi exonerado no dia 1º de novembro, poucos dias antes de sua detenção em Malta.

“A Prefeitura Municipal de Abadiânia informa que a servidora Tainara Fernandes Silva não faz mais parte do quadro de funcionários, sendo desligada do órgão no dia 1º de novembro de 2024. Esclarecemos ainda que o referido profissional prestou serviços na Prefeitura entre janeiro e outubro de 2024 , não mantendo nenhum vínculo com o município desde a sua exoneração”, informou a Prefeitura em nota oficial.

Atuação do Itamaraty e Questões de Assistência Consular

Diante da prisão, o Ministério das Relações Exteriores, por meio de sua rede consular na Itália, declarou que está à disposição para prestar a assistência consular necessária, conforme garantido pela legislação brasileira a cidadãos detidos no exterior. No entanto, o órgão informou que, em respeito à privacidade e de acordo com a Lei de Acesso à Informação, não divulgará detalhes sobre o caso específico.

“O Ministério das Relações Exteriores, por meio de sua rede consular na Itália, permanece à disposição para prestar a assistência consular necessária. Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações sobre casos individuais de assistência aos cidadãos brasileiros”, destacou a nota do MRE.

O Contexto Internacional e o Aumento do Tráfego na Europa

A prisão de Tainara ocorre em meio ao crescente combate ao tráfico internacional de drogas na Europa, especialmente em aeroportos de grande entrega, como o de Malta. A localização estratégica do país no Mediterrâneo faz com que ele seja uma rota de interesse para redes de tráfico que visam distribuir drogas em todo o continente. As autoridades europeias têm intensificado as inspeções, especialmente em voos provenientes de países com alto índice de casos de tráfico, como o Brasil e a Colômbia, na tentativa de redes criminosas desarticulares.

Para os órgãos alfandegários e policiais, a modalidade de tráfico em que as drogas são ingeridas ou transportadas dentro do corpo representa um desafio, pois, além de dificultar a detecção, expõe os envolvidos a graves riscos de saúde. Em casos de ruptura das cápsulas, há alta possibilidade de overdose e morte instantânea.

Próximos Passos no Caso de Tainara Fernandes

Após a retirada das cápsulas e a estabilização de sua condição de saúde, Tainara deverá ser apresentada à Justiça de Malta, onde enfrentará o processo legal de tráfico internacional de drogas. Segundo as leis maltesas, a pena para o tráfico pode ser extremamente severa, com possibilidade de vários anos de prisão, especialmente em casos envolvendo grandes quantidades de entorpecentes.

O episódio lança luz sobre a presença de brasileiros em redes de tráfico internacional e a vulnerabilidade de cidadãos envolvidos nesses esquemas, muitas vezes em situação de risco ou aliciamento. A defesa de Tainara ainda não se pronunciou sobre o caso, e as acusações de que levaram um jovem no transporte de drogas não foram esclarecidas até o momento.

Tags: #TráficoInternacional #Drogas #Abadiânia #Malta #AssistênciaConsular #TainaraFernandes #NotíciaInternacional