5 de dezembro de 2025
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Intervenção na Av. Jamel Cecílio altera mobilidade no Jardim Goiás até quinta-feira: Prefeitura executa nova etapa do plano de fluidez viária

Retirada parcial do canteiro central visa aliviar gargalo no principal eixo de ligação leste-oeste da capital. Ação integra o Plano Nova Mobilidade e impacta o trânsito na confluência da Avenida E com a Jamel Cecílio.
Seinfra faz retirada de canteiro para trânsito fluir na Av. Jamel Cecílio: intervenção muda rotas até 5ª-feira (Wildes Barbosa / O Popular)

A Prefeitura de Goiânia executa, até esta quinta-feira (7), mais uma etapa do Plano Nova Mobilidade, com foco na reestruturação do tráfego na Avenida Jamel Cecílio, um dos principais corredores viários da capital. A intervenção atual ocorre na confluência com a Avenida E, no Jardim Goiás, onde equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) promovem a remoção parcial do canteiro central, em um trecho de aproximadamente 100 metros de extensão.

Segundo a Seinfra, a medida visa melhorar o escoamento do tráfego no sentido Marginal Botafogo, ponto historicamente sobrecarregado, sobretudo nos horários de pico, entre 6h e 9h e das 17h às 20h. A ação faz parte de um conjunto de obras urbanas voltadas à desobstrução de eixos arteriais, estratégia que abrange, até o momento, nove pontos críticos da cidade, especialmente nos corredores das avenidas 136 e Jamel Cecílio.

Reordenamento do fluxo e nova engenharia de tráfego

O projeto da obra inclui revisão geométrica da via, com ajustes no traçado e reconfiguração de acessos. A retirada do canteiro permite maior manobrabilidade e alívio do afunilamento provocado por conversões e retornos em nível. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SET) acompanham a execução da obra e atuam na orientação dos motoristas durante o período de interdição parcial.

Durante a intervenção, condutores que desejarem acessar a Avenida E pela Jamel Cecílio, no sentido da Marginal Botafogo, devem utilizar rotas alternativas pelas ruas 56, 55 e 61. No sentido contrário, rumo ao Shopping Flamboyant, o tráfego será mantido com restrição de pista: apenas uma faixa estará liberada. A SET recomenda atenção à sinalização provisória e, se possível, a adoção de caminhos alternativos até a conclusão dos serviços.

Contexto urbanístico e impacto na mobilidade

A Avenida Jamel Cecílio integra um dos eixos estruturantes da mobilidade urbana de Goiânia, conectando regiões residenciais de alta densidade, polos comerciais, complexos hoteleiros e centros de serviços. A via é um canal de ligação essencial entre os bairros do Jardim Goiás, Setor Pedro Ludovico e Jardim Santo Antônio, além de abrigar o corredor exclusivo do Eixo Anhanguera.

Desde maio, intervenções sequenciais têm modificado pontos estratégicos do traçado, com medidas como restrição de estacionamento, fechamento de retornos, abertura de terceiras faixas e reorganização de acessos em frente a empreendimentos comerciais, a exemplo do McDonald’s e do Hotel K. Tais ações visam mitigar os conflitos viários localizados, que elevam o tempo médio de deslocamento em horários críticos.

De acordo com a Seinfra, o projeto segue estudos técnicos de tráfego elaborados com base em dados de fluidez, densidade veicular e projeções de crescimento urbano. A proposta é reforçar a função arterial das avenidas 136 e Jamel Cecílio, retirando gargalos que comprometem a eficiência do sistema viário da região Sul da capital.

Plano Nova Mobilidade: estrutura e metas

Lançado em 2023, o Plano Nova Mobilidade prevê intervenções em 25 km de vias com grande densidade de tráfego. A proposta envolve requalificação de cruzamentos, readequações geométricas e padronização de sinalização viária, com investimento distribuído em etapas e monitoramento técnico contínuo. Segundo fontes da Seinfra e da SET, as ações já executadas demonstram impacto positivo na redução de congestionamentos localizados e na fluidez média nos trechos alterados.

A expectativa da gestão municipal é que, com a finalização das obras previstas no plano, a capital registre melhor desempenho nos índices de mobilidade urbana, reduzindo o tempo de deslocamento em até 20% nas regiões-alvo do programa.

A Seinfra reforça que o cronograma da intervenção atual permanece inalterado e que a liberação completa do trecho ocorrerá até a noite de quinta-feira, caso não haja contratempos climáticos ou operacionais. Após isso, o novo traçado passará por fase de avaliação com monitoramento de impacto em tempo real.

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Marcus

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