21 de novembro de 2024
EducaçãoNotíciasÚltimas

Impasse persiste entre SME e empresa Ponto ID para implantação do Conecta Educação em Goiânia

Após investimento milionário, sistema de integração digital nas escolas municipais ainda não foi efetivamente implementado.
Leitores faciais não funcionam em nenhuma das unidades de ensino (Wildes Barbosa / O Popular)

Pendências na Implantação do Conecta Educação

O impasse entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia e a empresa Ponto ID para a instalação do Conecta Educação continua sem uma solução próxima. Mesmo após um investimento considerável de cerca de R$ 12,5 milhões, o sistema de integralização digital da gestão escolar ainda não foi efetivamente implementado nas 374 unidades escolares da rede municipal.

Problemas Detectados

Os problemas envolvem principalmente a falta dos leitores faciais prometidos pelo prefeito Rogério Cruz no final de 2021, bem como a ausência de efetivo funcionamento do sistema e imprecisão no funcionamento dos equipamentos instalados. Após uma queda no sistema, circulou entre os servidores a informação de que o contrato seria rompido, o que a secretaria nega.

Acordo Firmado e Desdobramentos

Em fevereiro, representantes da empresa e da SME se reuniram sob mediação da Câmara de Resolução de Conflitos do Município de Goiânia, estabelecendo que a Ponto ID faria as correções sem custo adicional. No entanto, a secretaria deveria criar uma comissão técnica permanente para fiscalização do contrato, o que até o momento não foi feito.

Determinações do Tribunal de Contas

No dia 22 de março, o conselheiro Francisco José Ramos, do Tribunal de Contas do Município do Estado de Goiás (TCM-GO), determinou que a SME apresentasse uma resposta do que estava efetivamente fazendo para solucionar os problemas denunciados pelos vereadores e verificados pela Secretaria de Licitações e Contratos (SLC) do TCM-GO e pelo Ministério Público de Contas (MPC).

Posicionamento das Partes

A SME informou que a nova gestão da pasta está trabalhando com a empresa para concluir os reparos necessários e que o termo aditivo já foi assinado pela administração, não implicando em custos adicionais. Já a Ponto ID se colocou à disposição da SME para colocar todo o produto em operação.

Aguardando Solução

Apesar dos esforços das partes envolvidas, o Conecta Educação ainda não está plenamente funcional, deixando em suspenso o investimento já realizado e as expectativas dos profissionais da educação e da comunidade escolar.