HDT Realiza Testagem Rápida para HIV em alusão ao Dezembro Vermelho
Testes rápidos serão realizados por uma equipe de saúde que é referência no estado no tratamento da infecção.
Em consonância com o Dezembro Vermelho, reconhecido internacionalmente como o mês de combate à AIDS, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), uma instituição vinculada ao Governo de Goiás, está promovendo uma iniciativa essencial em prol da conscientização e prevenção da infecção pelo vírus HIV. No dia 13 de dezembro, das 8h às 17h, o HDT oferecerá à comunidade a oportunidade de realizar testes rápidos para detecção do HIV, com a disponibilização de aproximadamente 500 kits de diagnóstico.
O local escolhido para a ação é a tenda ao lado do ambulatório da unidade, situada no Jardim Bela Vista, em Goiânia. A equipe de saúde encarregada da realização dos testes é reconhecida como referência no estado para o tratamento da infecção por HIV. Durante a atividade, os profissionais realizarão a coleta de sangue na ponta do dedo, proporcionando resultados rápidos, disponíveis entre 15 a 30 minutos.
Além da testagem, os participantes terão acesso a orientações personalizadas em caso de resultados positivos. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e enfermeiros estará disponível para fornecer suporte e informações sobre tratamentos, seguindo rigorosamente os protocolos de sigilo.
A diretora-técnica da unidade, Dra. Karine Borges de Medeiros, enfatiza a importância da testagem precoce. “A testagem é muito importante para que se tenha o diagnóstico precoce. Com isso, é possível que o tratamento seja iniciado o mais breve possível, permitindo que o paciente tenha condições de reduzir sua carga viral, reduzindo também o risco de transmitir o HIV para terceiros”, destaca.
A ação do HDT não se limitará apenas aos testes, pois será acompanhada pela distribuição gratuita de preservativos femininos e masculinos, material educativo e minipalestras informativas sobre PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).
O evento faz parte das atividades programadas para o Dezembro Vermelho, um movimento dedicado à promoção da prevenção, educação e solidariedade em relação às pessoas que vivem com HIV/AIDS. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do conhecimento sobre a doença, diagnóstico precoce, combate ao estigma e apoio às pessoas que convivem com a infecção.
Vale ressaltar que preservativos estão disponíveis gratuitamente durante todo o ano nas unidades básicas de saúde, as quais também oferecem a possibilidade de realização de testes rápidos para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.
SERVIÇO – TESTAGEM RÁPIDA PARA HIV
- Data: 13 de dezembro (quarta-feira)
- Horário: Das 8h às 17h
- Local: Tenda ao lado do ambulatório do HDT (Alameda do Contorno, 3556 – Jardim Bela Vista, Goiânia).