O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, divulgou uma série de ações para intensificar a segurança nas unidades escolares do estado.
Foi anunciado pelo governador Ronaldo Caiado um pacote de medidas para reforçar a segurança nas escolas da rede estadual de ensino de Goiás. O plano, denominado “Operação de Enfrentamento à Criminalidade nas Escolas”, inclui a compra de equipamentos, como detectores de metais portáteis, bem como o aumento do monitoramento e do serviço de inteligência policial para prevenir ataques em escolas, como o ocorrido em Santa Tereza de Goiás, onde duas alunas foram feridas por um estudante de 13 anos. As vítimas estão internadas e fora de perigo. A elaboração do plano foi realizada em reunião com um conselho formado por gestores públicos e representantes de entidades no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
O governador Ronaldo Caiado também afirmou que as medidas de reforço à segurança nas escolas se estenderão a unidades municipais, federais e privadas. Ele disse que enviará projetos de lei à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para permitir que professores e coordenadores realizem vistorias em mochilas de alunos com comportamentos suspeitos, responsabilizar plataformas de redes sociais pelo conteúdo postado e os pais quando forem omissos ou coniventes com o comportamento dos filhos. O objetivo dessas medidas enérgicas é salvar vidas, segundo o governador. Ele destacou que é importante que os pais assumam a responsabilidade de monitorar as redes sociais de seus filhos e que o estado comprará detectores de metais, intensificará o trabalho de inteligência e ampliará as prerrogativas de professores e coordenadores. O governador afirmou que o atual momento é uma ameaça a todos que se preocupam com a segurança e que todos devem seguir as mesmas regras. Ele também disse que o estado não se curvará diante da onda de ameaças que surgem nas redes sociais contra jovens em escolas em Goiás e no Brasil.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, anunciou que o plano para reforçar a segurança nas escolas entrará em vigor imediatamente. Ele também informou que a Polícia Civil e a Polícia Militar já estão monitorando as atividades nas escolas e na internet. Nesta semana, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em residências de jovens que faziam ameaças e incitavam a violência em escolas. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, comemorou os avanços e afirmou que a escola continuará funcionando todos os dias. O presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto de Castro, pediu a participação das famílias na escola e afirmou que é importante que os pais conheçam a vida de seus filhos.