18 de setembro de 2024
NotíciasSaúdeÚltimas

Goiás amplia faixa etária para vacinação contra dengue em meio a registros preocupantes

Medida busca evitar desperdício de doses do imunizante prestes a vencer.
Estado amplia vacinação contra dengue e premia municípios que mais vacinaram contra doença (Foto: Marco Monteiro)

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o Estado de Goiás anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue, abrangendo agora pessoas entre 4 e 59 anos. A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, visa evitar o desperdício das doses do imunizante, que têm seu prazo de validade previsto para o próximo dia 30 de abril.

A decisão entrará em vigor enquanto houver doses remanescentes distribuídas pelos 246 municípios goianos.

Desde o início da campanha de vacinação, Goiás utilizou 93.580 unidades da vacina contra a dengue, correspondendo a 60,4% do total enviado pelo Ministério da Saúde. Iniciada em 15 de fevereiro em 134 municípios prioritários, a vacinação foi estendida para todo o estado em 4 de abril, devido à baixa procura da população e à proximidade da data de vencimento do imunizante.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) registrou até o momento 117 mortes confirmadas por dengue em 2024, com outras 151 em investigação. Além disso, foram notificados 222.106 casos da arbovirose, com 109.978 casos confirmados. As internações relacionadas à dengue também aumentaram, com 2.389 casos registrados de janeiro a abril deste ano, em comparação com 153 no mesmo período do ano anterior.

Paralelamente, o Governo de Goiás promoveu a premiação dos municípios que se destacaram na imunização contra a dengue. Na cerimônia realizada na Escola de Saúde de Goiás, foram entregues os troféus ‘Zé Gotinha do Cerrado’ aos gestores dos 94 municípios que aplicaram mais de 70% das doses recebidas.

Os destaques foram os municípios de Paranaiguara, Davinópolis, Goiandira e Porteirão, que receberam o troféu diamante por atingirem 100% de aplicação das doses no público-alvo de adolescentes de 10 a 14 anos.

O secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, enfatizou o papel fundamental dos municípios na execução da vacinação e a importância da prevenção contra a doença.