Goiânia expande Área Azul para mais de 10 mil vagas e inaugura modelo totalmente digital de estacionamento rotativo
Novo sistema, regulamentado por decretos municipais e integrado ao Programa Nova Mobilidade, amplia vagas em regiões estratégicas, moderniza a fiscalização e promete maior rotatividade no comércio da capital.

A Prefeitura de Goiânia oficializou uma das maiores reestruturações da Área Azul desde sua criação. Com a publicação dos decretos nº 2.856 e nº 2.857/2025, o estacionamento rotativo da capital passa de 3.841 para mais de 10 mil vagas distribuídas em áreas de grande fluxo comercial e intenso adensamento urbano. A medida marca o início da migração para um modelo integralmente digital, operado por empresas credenciadas e integrado ao Programa Nova Mobilidade.
A expansão contempla setores como Campinas, Centro, Região da 44, Oeste, Marista, Bueno, Jardim Goiás e Universitário — regiões que concentram forte atividade econômica e onde comerciantes relatam dificuldades crescentes de circulação e estacionamento.
Para o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o novo desenho da Área Azul responde a demandas históricas. “Os lojistas relatam que vagas são ocupadas durante todo o dia pelos mesmos veículos. Isso compromete a circulação de clientes e prejudica o comércio. A modernização garante maior rotatividade e melhora o acesso às áreas comerciais”, afirmou.
Sistema digital substitui talões e amplia controle de ocupação
Os dois decretos estabelecem o arcabouço técnico e operacional da nova Área Azul, com regras de fiscalização, diretrizes para credenciamento das operadoras e parâmetros de monitoramento. Todo o pagamento será realizado exclusivamente via aplicativos móveis, com créditos digitais e acompanhamento da permanência em tempo real.
A reestruturação traz um conjunto de mudanças estruturais:
- Mais de 10 mil vagas distribuídas em corredores estratégicos;
- Pagamentos feitos apenas por aplicativo;
- Fiscalização automatizada, com leitura digital e cruzamento de dados;
- Rotatividade ampliada para favorecer atividades econômicas locais;
- Integração com outros modais de transporte previstos no programa municipal.
O valor da tarifa, congelado há uma década, passou para R$ 2,15 por hora e R$ 4,30 por duas horas. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (SET), o reajuste acompanha os custos tecnológicos e operacionais do novo sistema.
Estudo técnico embasou a expansão
A ampliação das vagas decorre de um estudo apresentado ao prefeito Sandro Mabel em março deste ano. A análise considerou indicadores como tempo médio de ocupação, saturação das vias, demanda comercial e necessidade de reorganização da circulação.
Com os decretos, a SET passa a ter autonomia para credenciar empresas, instalar nova sinalização e estruturar o sistema digital para entrar em operação ainda em 2025.
“Goiânia vive uma transição importante. O modelo digital traz mais segurança, transparência e organização ao espaço urbano”, destacou Tarcísio Abreu.
Parte do Programa Nova Mobilidade
A expansão da Área Azul integra um pacote mais amplo de intervenções em mobilidade urbana, que inclui novos padrões de sinalização, redistribuição de fluxos em vias estruturais e reconfiguração de trechos onde o trânsito enfrenta saturação recorrente.
Com a modernização do estacionamento rotativo, a gestão municipal busca equilibrar circulação, acesso, eficiência no uso do solo urbano e competitividade nas regiões comerciais — pilares centrais do Programa Nova Mobilidade.
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