8 de dezembro de 2025
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Detran-GO propõe nova regulamentação para estacionamento de feirantes em Goiânia

Proposta inclui criação de área de desembarque rotativo, vagas exclusivas com identificação especial e comissão técnica para estudo de soluções. Cerca de 18 mil trabalhadores são impactados pelas multas e remoções na capital.
O presidente do Detran-GO ressaltou que os órgãos de fiscalização não podem ser omissos diante das irregularidades, mas ponderou que é preciso equilíbrio.

Enfrentando um crescente impasse entre as exigências do ordenamento urbano e a realidade dos cerca de 18 mil feirantes da capital, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) reuniu nesta segunda-feira (23) representantes do setor e órgãos de fiscalização de trânsito para discutir a regularização do estacionamento nas proximidades das feiras livres de Goiânia. A proposta inicial do órgão prevê a implantação de áreas rotativas de desembarque e a criação de vagas exclusivas para feirantes cadastrados, devidamente identificados com cartões especiais de estacionamento.

O encontro, realizado na sede do Detran-GO, teve caráter propositivo e resultou na formação de uma comissão multissetorial que será responsável por analisar tecnicamente as sugestões apresentadas. A ideia é que o grupo elabore um plano viável a ser submetido aos poderes públicos nas próximas semanas.

A iniciativa surge em meio a reiteradas denúncias de prejuízos enfrentados pelos trabalhadores, que relatam aumento significativo nas autuações por estacionamento irregular, além da remoção de veículos de clientes nas imediações das feiras. A situação, segundo representantes do setor, tem provocado queda nas vendas e afastado o público.

“A pessoa chega para comprar e, quando volta, encontra o carro guinchado ou multado. Essa pessoa dificilmente retorna. Estamos sendo punidos duplamente: pelo trânsito e pela evasão dos clientes”, afirmou Manoel Rodrigues, liderança da Feira Hippie, uma das maiores da América Latina.

Embora a gestão do trânsito urbano seja, por lei, de competência da prefeitura, o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, assegurou que o órgão estadual se envolverá diretamente nas tratativas. “Apesar da atribuição ser municipal, fomos procurados por lideranças das principais feiras e não vamos nos omitir. O papel do Estado também é mediar conflitos que impactam o trabalho e a economia popular”, declarou.

Modelo escandinavo como inspiração

Durante a reunião, Delegado Waldir apresentou como referência o modelo de organização sueco. “Na Suécia, há ruas destinadas exclusivamente ao estacionamento de feirantes, com controle eletrônico por QR Code. Isso permite identificar os veículos e garantir que apenas os trabalhadores cadastrados utilizem os espaços. É uma gestão inteligente e equilibrada”, explicou.

A proposta em estudo prevê que os feirantes regularizados possam estacionar em áreas específicas mediante a apresentação de um cartão especial, vinculado a um banco de dados. Também foi sugerida a criação de zonas de embarque e desembarque rápidas, para carga e descarga de mercadorias.

Equilíbrio entre ordem urbana e subsistência

A fala do presidente do Detran-GO também refletiu uma tentativa de harmonizar a legalidade com o aspecto social do problema. “Não podemos permitir o caos no trânsito, mas também não podemos penalizar sistematicamente quem trabalha e sustenta sua família na informalidade. A repressão pura e simples não resolve. Precisamos buscar alternativas eficientes, justas e sustentáveis”, ponderou Waldir.

A próxima reunião da comissão técnica será realizada na semana que vem e deverá contar com participação de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), da Guarda Civil Metropolitana, da Câmara Municipal, além de lideranças das feiras populares e urbanistas convidados.

A iniciativa do Detran-GO, embora em fase inicial, é um movimento inédito de diálogo institucional com o setor informal da economia urbana. Representa também uma abertura para políticas públicas mais inclusivas, que reconheçam a complexidade do espaço urbano e a necessidade de garantir o direito ao trabalho sem prejuízo à mobilidade.

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Marcus

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