Departamento Estadual de Trânsito de Goiás acumula milhares de CNHs esquecidas por condutores
Unidades do Detran-GO enfrentam sobrecarga de documentos não retirados pelos solicitantes, principalmente devido à crescente adesão à versão digital da CNH.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está lidando com uma situação preocupante: milhares de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram esquecidas por condutores nas unidades de atendimento. Segundo dados divulgados pelo presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, apenas na sede da autarquia, cerca de três mil CNHs aguardam retirada, mas o número total de documentos esquecidos é ainda maior.
“Enfrentamos o mesmo problema em todas as unidades – Ciretrans e Vapt Vupt”, ressalta o Delegado Waldir.
Um dos principais motivos para o “esquecimento” das habilitações é a crescente adesão à Carteira Digital de Trânsito. Com a versão digital, os condutores têm seus documentos atualizados automaticamente no aplicativo, dispensando a necessidade de impressão. No entanto, o presidente do Detran-GO alerta para a importância de não desprezar o documento físico, pois em caso de problemas técnicos ou necessidade de reinstalação do aplicativo, o condutor pode precisar do código de segurança ou QR code do documento físico.
Mensalmente, o Detran-GO emite aproximadamente 70 mil CNHs, sendo mais de 50 mil delas referentes a renovação, emissão da CNH definitiva, segunda via e alteração de dados. Como a CNH é um documento de guarda permanente por força legal, o Detran-GO não pode fazer o descarte dos documentos não retirados, o que gera uma sobrecarga nos arquivos físicos das unidades.
Para os condutores que esqueceram de buscar o documento, não é necessário agendar. Basta comparecer à unidade indicada no momento da solicitação, portando um documento pessoal. O horário de funcionamento da sede do Detran-GO é das 8h às 17h.