Dengue em Goiás: Mortes confirmadas chegam a 44 em 2024, alerta Secretaria de Saúde
Estado enfrenta aumento expressivo nos casos da doença, com milhares de registros confirmados e dezenas de óbitos em investigação.
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou nesta quinta-feira (7) que o número de mortes por dengue no estado em 2024 subiu para 44. Esse dado representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, correspondendo a 86% de todas as mortes registradas pela doença em 2023.
Além disso, a SES-GO informou que já foram confirmados 42.851 casos da doença em todo o estado, e que outros 56 óbitos suspeitos estão sendo investigados. A situação é considerada preocupante, com 128 municípios em estado de emergência.
“Ainda é uma situação preocupante, nós estamos monitorando, mas não podemos ainda afirmar que já passamos pelo pior momento. Hoje já temos 128 municípios em estado de emergência, então o momento não é de a gente baixar a guarda”, alertou Cristina Laval, assessora técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
O aumento nos casos de dengue em Goiás requer medidas urgentes por parte das autoridades de saúde, incluindo campanhas de conscientização, intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e reforço na assistência aos pacientes infectados. O estado enfrenta um desafio complexo no controle da doença, exigindo uma resposta eficaz e coordenada de todos os envolvidos na área da saúde pública.