18 de setembro de 2024
NotíciasPolíciaÚltimas

Cuidadora é Presa por Maus-Tratos e Roubo Após Idoso Pedir Ajuda com Carta

Idoso de 74 anos denuncia abusos através de carta entregue à polícia por um vizinho em Águas Lindas de Goiás.
Cuidadora é presa após idoso mandar carta pedindo socorro por ficar trancado em lote e ter dinheiro roubado — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Uma cuidadora foi presa preventivamente após um idoso de 74 anos denunciar que estava sendo roubado e maltratado por ela em Águas Lindas de Goiás, região do Entorno do Distrito Federal. A prisão ocorreu em Santa Terezinha de Goiás, no norte do estado, depois que a mulher mudou de endereço sem informar a Polícia Civil. O caso está sendo investigado pelo delegado João Flávio.

A Denúncia

O idoso, que vivia em condições precárias, escreveu uma carta detalhando sua situação e pediu a um vizinho que a entregasse à polícia. A carta foi entregue no dia 17 de abril, e no mesmo dia, a polícia resgatou a vítima. Segundo o delegado João Flávio, o idoso vivia trancado em um “barraco” de latão, nos fundos de um lote. As condições eram deploráveis: ele dormia em um local que alagava quando chovia, fazia suas necessidades em um buraco próximo ao barraco e tomava banho em uma torneira baixa.

Resgate e Condições de Vida

Quando a polícia encontrou o idoso, ele estava extremamente magro e debilitado. Apesar de receber comida e água da cuidadora, as condições de vida impostas a ele eram insalubres e desumanas. “Ela fez um barraco de latão aos fundos da casa, que era onde o idoso dormia. Quando chovia, ele molhava. Ele fez um buraco há quatro metros de onde dormia para fazer as necessidades e tomava banho em uma torneira de 50 centímetros de altura, era muito triste a situação”, relatou o delegado João Flávio.

Apropriação Indevida

Além dos maus-tratos, a cuidadora também estava se apropriando do dinheiro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do idoso. Na carta, a vítima detalhou que a mulher pegava todo o seu dinheiro, deixando-o sem recursos.

Ação Policial e Prisão

No dia do resgate, a cuidadora não foi presa imediatamente, mas foi informada de que estava sendo investigada por cárcere privado, maus-tratos e apropriação de rendimentos de pessoa idosa. Após mudar de cidade sem notificar a polícia, ela foi localizada e presa preventivamente na última quarta-feira (29).

Consequências

A prisão da cuidadora é um passo importante para garantir a segurança e o bem-estar do idoso, que agora está sob os cuidados de sua família. O caso ressalta a importância de vigilância e denúncias para proteger os mais vulneráveis da sociedade. A Polícia Civil continua investigando o caso para assegurar que justiça seja feita e prevenir futuros abusos.