Crise no Sistema de Transporte Público de Goiânia: Ataque Hacker Deixa Usuários sem Recarga e Compra Instáveis
A compra de créditos e recargas para os cartões utilizados no transporte público enfrenta instabilidades, deixando os usuários da cidade em situação delicada.
A estabilidade no sistema de transporte público de Goiânia foi abruptamente interrompida na última segunda-feira (29), quando a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) foi alvo de uma tentativa de ataque hacker. Desde então, a compra de créditos e recargas para os cartões utilizados no transporte público enfrenta instabilidades, deixando os usuários da cidade em situação delicada.
De acordo com informações divulgadas pela RMTC, os sistemas afetados estão passando por reparos, e até o momento não há uma previsão exata para a normalização completa dos serviços. Além disso, medidas emergenciais foram adotadas, resultando na suspensão temporária do acesso ao site, do atendimento via WhatsApp e da opção de compra online.
A única alternativa mantida pela RMTC para o pagamento das passagens é o uso de cartões de crédito e débito diretamente nos ônibus, terminais e estações. No entanto, essa medida não tem sido suficiente para atender às necessidades dos usuários, que relatam dificuldades nas redes sociais.
Nas plataformas digitais, vários passageiros expressaram frustração diante da impossibilidade de utilizar os cartões sitpass. Um usuário desabafou, afirmando: “O cartão sitpass está fora do ar. Desde cedo pagando para o motorista, não temos dinheiro para colocar crédito no cartão e ainda pagar para o motorista. Arruma aí para a gente porque a situação está difícil.”
Outro relato mencionou uma recarga realizada que não foi devidamente creditada no cartão: “Tive que pegar três ônibus hoje e pagar tudo no cartão de crédito do meu namorado, pois o dinheiro que tinha, utilizei para recarregar.”
A RMTC, em comunicado oficial, assegurou que “os servidores onde estão os dados dos sistemas estão protegidos” e que equipes técnicas estão empenhadas em “brevemente, trazer o sistema para a normalidade”. Apesar das garantias de segurança dos dados, a ansiedade entre os usuários aumenta à medida que a incerteza sobre a resolução do problema persiste.
Enquanto os trabalhos de reparo e fortalecimento dos sistemas estão em andamento, a população aguarda ansiosamente pela restauração completa dos serviços, na expectativa de que as medidas emergenciais sejam temporárias e que a confiabilidade do transporte público seja restabelecida o mais rápido possível.