19 de setembro de 2024
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Cobrança de Pedágios na BR-040 é Suspensa Após Concessionária Deixar Administração

Trecho entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte (MG) passa a ser gerido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A cobrança de pedágios ao longo da BR-040 foi interrompida no trecho entre Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, e Belo Horizonte (MG) após a concessionária Via 040 deixar a administração da rodovia. A partir desta segunda-feira (5), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumiu a gestão do trecho, garantindo a continuidade da manutenção e segurança da rodovia.

Entrega da Concessão

A Via 040, que era responsável pela concessão do trecho da BR-040, decidiu devolver a administração ao governo federal, encerrando suas atividades de cobrança de pedágio e manutenção. A concessionária alegou dificuldades financeiras e inviabilidade do contrato como motivos para a devolução.

Transição de Gestão

Com a saída da Via 040, o Dnit assumiu imediatamente a administração da rodovia. Segundo o órgão, medidas emergenciais foram adotadas para garantir a trafegabilidade e segurança dos motoristas que utilizam o trecho. “Nossa prioridade é manter a rodovia em condições seguras de tráfego, realizando serviços de manutenção e sinalização,” afirmou o Dnit.

Impactos na Cobrança

A suspensão da cobrança de pedágios impacta diretamente os usuários da rodovia, que não precisarão pagar pelas tarifas nas praças de pedágio ao longo do trecho administrado anteriormente pela Via 040. No entanto, o Dnit destacou que a manutenção e melhorias na rodovia serão realizadas com recursos federais, sem a arrecadação das tarifas.

Valores Anteriormente

Tipo de veículoNúmero de eixosValor a ser aplicado
Automóvel ou caminhonete com semi-reboque3R$ 19,05
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus3R$ 38,10
Automóvel ou caminhonete com reboque4R$ 25,40
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque4R$ 50,80

Planos do Dnit

O trecho entre Cristalina e Belo Horizonte é de grande importância para o transporte rodoviário, ligando o Distrito Federal a Minas Gerais e facilitando o escoamento de produtos e o fluxo de pessoas entre as duas regiões. A interrupção da concessão gerou preocupações quanto à qualidade da infraestrutura e à segurança dos usuários.

O Dnit já iniciou um plano de ação para garantir a manutenção e melhorias na BR-040. As ações incluem reparos emergenciais em pavimentos, sinalização e serviços de roçada e limpeza das margens da rodovia. O órgão também estuda a possibilidade de lançar uma nova licitação para concessão do trecho, visando assegurar investimentos a longo prazo na infraestrutura da BR-040.

Motoristas e moradores das regiões afetadas têm manifestado opiniões mistas sobre a mudança na administração da rodovia. Enquanto alguns comemoram a suspensão das tarifas de pedágio, outros expressam preocupação com a qualidade da manutenção e segurança sob a gestão pública. “É um alívio não ter que pagar o pedágio, mas espero que a rodovia continue em boas condições,” disse um motorista de caminhão que trafega regularmente pela BR-040.

A transição da gestão da BR-040 do setor privado para o Dnit marca uma fase de ajustes e adaptações para garantir a continuidade dos serviços de manutenção e segurança na rodovia. O governo federal se comprometeu a manter a trafegabilidade do trecho e a estudar novas formas de concessão para melhorar a infraestrutura e atender às necessidades dos usuários.

Fontes:

  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)