23 de novembro de 2024
EsporteNotíciasÚltimas

CBF suspende rodadas do Brasileirão em solidariedade à tragédia no Rio Grande do Sul

Entidade atende pedido da maioria dos clubes da Série A e adota medida em apoio às vítimas da catástrofe ambiental.
Nota Oficial Créditos: CBF

Nos últimos dias, o Brasil foi abalado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que afetou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, reverberou no cenário esportivo nacional.

Nesse contexto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ciente da estreita relação entre esporte e sociedade, manifesta sua solidariedade às vítimas dessa catástrofe e empenha-se em contribuir com o povo gaúcho durante essa grave crise, mobilizando esforços e recursos para ajudar na reconstrução das áreas afetadas.

Após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reafirma seu compromisso com a transparência e o diálogo, decidindo pela suspensão das rodadas 7 e 8 do certame.

Os clubes que solicitaram a suspensão do Brasileirão são: Atlético Clube Goianiense, Atlético Mineiro SAF, Club Athletico Paranaense, Criciúma Esporte Clube, Cruzeiro Esporte Clube SAF, Cuiabá Esporte Clube SAF, Esporte Clube Bahia SAF, Esporte Clube Juventude, Esporte Clube Vitória, Fluminense Football Club, Fortaleza Esporte Clube, Grêmio Football Porto Alegrense, SAF Botafogo, Sport Club Internacional e Vasco da Gama SAF.

Essa decisão foi respaldada pelo pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que endossou o pleito dos clubes filiados.

A CBF informa ainda que a reunião do Conselho Técnico Extraordinário da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na pauta, serão discutidos aspectos técnicos das competições, registros e transferências de atletas, questões jurídicas sobre acessos às competições internacionais, como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, além de direitos de transmissão e patrocínios.

Os presidentes das 10 federações com clubes participantes na competição também foram convidados a participar.

Todas as outras competições seguem com a programação normal, exceto os jogos dos clubes gaúchos, que ficam suspensos até o dia 27 de maio.