8 de dezembro de 2025
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Avenida Universitária será requalificada com foco em mobilidade inteligente e fluidez no transporte coletivo

Dentro do Plano Nova Mobilidade, Prefeitura de Goiânia anuncia intervenções técnicas e tecnológicas na Avenida Universitária, com destaque para a implantação da “onda verde”, sinalização modernizada e reordenamento do espaço viário para priorizar o transporte público e a segurança viária
Avenida Universitária (Diomício Gomes / O Popular)

A Avenida Universitária, uma das principais vias estruturantes da capital goiana, será o próximo corredor viário a receber intervenções dentro do Plano Nova Mobilidade, iniciativa da Prefeitura de Goiânia que visa reorganizar a infraestrutura urbana, com foco em eficiência viária, segurança no trânsito e melhoria do transporte coletivo. As obras estão previstas para começar ainda em agosto, segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Tráfego (SET).

A via, que já conta com faixa exclusiva para ônibus, será contemplada com um sistema semafórico inteligente — a chamada “onda verde”, que permitirá a sincronização de sinais ao longo do trajeto, reduzindo paradas e melhorando significativamente a fluidez no tráfego. O mecanismo utiliza sensores e softwares que comunicam os semáforos entre si, proporcionando deslocamentos mais rápidos e contínuos tanto para veículos particulares quanto para o transporte público.

Segundo nota oficial da SET, a medida “trará benefícios diretos ao transporte coletivo ao reduzir o tempo de deslocamento dos ônibus, além de racionalizar o uso da via por veículos particulares, com menor número de paradas e consequente redução do consumo de combustível e emissão de poluentes”.


Intervenções técnicas com foco na mobilidade urbana integrada

A modernização da Avenida Universitária está inserida em um conjunto de ações técnicas que integram o Plano Nova Mobilidade, lançado com a promessa de reestruturar 36 corredores viários de Goiânia. As intervenções contemplam, além da sincronização semafórica, melhorias na sinalização horizontal e vertical, reorganização das faixas de tráfego, implantação de novas tecnologias de monitoramento e adequações geométricas para garantir segurança e funcionalidade do tráfego.

O plano considera as especificidades de cada eixo urbano. No caso da Avenida Universitária, que atravessa áreas de grande fluxo estudantil e institucional, o projeto será adaptado para compatibilizar a intensa movimentação de pedestres, ciclistas, ônibus e veículos particulares com as diretrizes de segurança e fluidez estabelecidas pelo plano.

A Secretaria informa ainda que campanhas educativas serão promovidas ao longo da execução das obras, com o objetivo de orientar condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo durante o período de adaptação à nova dinâmica viária.


Avenida Universitária como eixo estratégico

A escolha da Avenida Universitária como um dos eixos prioritários do Plano Nova Mobilidade não é casual. A via conecta importantes polos educacionais, comerciais e administrativos, funcionando como corredor logístico e de circulação de alta demanda. Sua requalificação tem potencial de impactar diretamente a mobilidade de bairros inteiros, como Setor Leste Universitário, Centro e adjacências.

Segundo o urbanista e professor da UFG, Rodrigo Caldas, a proposta de requalificação com base em soluções tecnológicas representa um avanço técnico:

“Não se trata apenas de melhorar o tempo de deslocamento, mas de qualificar o espaço urbano como um todo, dando ênfase à mobilidade sustentável, ao transporte coletivo e à convivência segura entre todos os modais”, aponta.


Projeções futuras e expansão do plano

Além da Avenida Universitária, outras vias estratégicas estão no escopo de intervenções previstas pelo plano: Avenida Independência, Avenida 85, Marginal Botafogo, Avenida T-63, entre outras. Todas essas receberão tecnologias semelhantes de sincronização semafórica e desobstrução de faixas para favorecer o escoamento do tráfego urbano.

De acordo com a SET, até o próximo ano, a meta é liberar uma terceira faixa de circulação em 26 corredores prioritários, alcançando um total de 250 km de vias requalificadas. Os investimentos envolvem recursos públicos e parcerias com a iniciativa privada, a exemplo do consórcio RedeMob, responsável por parte da infraestrutura operacional do transporte coletivo em Goiânia.


A requalificação da Avenida Universitária, quando concluída, deve se somar às intervenções já finalizadas em vias como a Avenida 24 de Outubro, cuja entrega oficial ocorreu no fim de julho, dentro do mesmo programa de mobilidade.

A consolidação de corredores inteligentes com prioridade ao transporte coletivo coloca Goiânia em um novo patamar de planejamento urbano, buscando alinhar-se às diretrizes contemporâneas de cidade eficiente, conectada e mais humana.

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Marcus

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