Avenida 24 de Outubro passa a ter sentido único em trecho estratégico: Prefeitura de Goiânia avança com novo corredor viário no Setor Campinas
Mudança no fluxo entre a Avenida Perimetral e a Rua P-25 entra em vigor nesta quinta-feira (23) e integra reconfiguração urbana prevista no Corredor 24 de Outubro. Projeto busca reorganizar o trânsito na região, mas exige atenção dos motoristas e ainda levanta dúvidas sobre impacto real na mobilidade local.

A partir desta quinta-feira (23), um trecho de aproximadamente 650 metros da Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas, em Goiânia, passa a operar em sentido único no fluxo entre a Avenida Perimetral e a Rua P-25, nas imediações do Estádio Antônio Accioly. A medida integra a implantação do Corredor 24 de Outubro, uma das principais intervenções de reorganização viária anunciadas pela atual gestão municipal.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SET) iniciaram a nova sinalização horizontal e vertical na noite desta quarta-feira (22), com conclusão prevista para a madrugada. A partir da manhã, a conversão para mão única passa a valer oficialmente para quem trafega da Avenida Anhanguera em direção à Praça Joaquim Lúcio. O sentido oposto deverá ser feito pela Avenida Perimetral, que funcionará como via paralela de escoamento.
Reconfiguração viária e planejamento urbano
O projeto é parte do plano de reestruturação das vias arteriais da capital e foi apresentado no último dia 8 de julho, durante celebração dos 215 anos do Setor Campinas — considerado o núcleo urbano original da cidade, com importância histórica e comercial. A implantação do corredor foi integrada ao Programa de Desobstrução das Vias Arteriais, uma das principais promessas do prefeito Sandro Mabel (UB) para seu mandato.
De acordo com o projeto técnico obtido junto à SET, o Corredor 24 de Outubro terá extensão total de 3,8 km, dividida em trechos com diferentes características operacionais. O trecho agora alterado terá a função de distribuir o tráfego proveniente do Centro e da Avenida Anhanguera em direção às zonas Sul e Oeste da capital. Para isso, foram instalados novos semáforos — ainda em modo intermitente — no cruzamento com a Rua Geraldo Ney, além de dispositivos de retorno, substituição de placas antigas e reforço na sinalização.
Impactos imediatos no trânsito
Com a mudança, o semáforo instalado na confluência da Avenida 24 de Outubro com a Perimetral e a Rua P-25 passa a operar em apenas dois tempos, eliminando o chamado “terceiro tempo” que causava retenções em horários de pico. Também foi implementada uma alça de retorno à esquerda, no ponto em frente ao Estádio Antônio Accioly, buscando minimizar manobras arriscadas e deslocamentos em ziguezague.
A Prefeitura ressalta que agentes de trânsito permanecerão no local nos primeiros dias para orientar os condutores e evitar acidentes durante o período de adaptação. A medida é considerada fundamental, uma vez que o novo fluxo altera hábitos consolidados de milhares de motoristas que utilizam a via diariamente.
Estacionamentos: mudança parcial, não total
Diferentemente de corredores já implantados — como o da Avenida Mutirão/Castelo Branco e o da Avenida 136/Jamel Cecílio —, onde houve proibição total de estacionamento, o Corredor 24 de Outubro terá apenas remoção parcial de vagas. Segundo a SET, alguns trechos continuarão com estacionamentos disponíveis, inclusive com vagas em diagonal no modelo “escama”, como já acontece entre a Alameda Progresso e a Avenida Tirol.
Nesse ponto, o tráfego já funciona em mão única desde junho, com acesso permitido apenas no sentido Alameda Progresso → Tirol. O retorno é feito pela Rua da Passagem, que também recebeu reforço na sinalização para suportar o novo volume.
Próximos passos e entrega oficial
A entrega oficial do Corredor 24 de Outubro está marcada para a próxima segunda-feira (28). Até lá, novas etapas devem ser executadas entre sexta (25) e domingo (27), incluindo:
- Regulamentação definitiva do estacionamento em trechos laterais
- Implantação de novos cruzamentos semaforizados
- Sincronização de 19 semáforos para formar uma “onda verde”
- Retirada de rotatórias que, segundo a SET, atrasavam o fluxo
- Substituição de placas danificadas
A Prefeitura ainda não detalhou como será feita a fiscalização eletrônica nesses trechos nem se haverá mudança na coleta de lixo ou nos pontos de ônibus.
Análise: solução definitiva ou deslocamento do problema?
Embora o projeto seja apresentado como medida para “dar fluidez ao tráfego e valorizar o comércio local”, urbanistas ouvidos por veículos como O Popular e CBN Goiânia questionam a eficácia da solução sem uma política integrada de mobilidade. O temor é que a reorganização viária apenas desloque gargalos, especialmente em horários de pico nas avenidas Independência, Anhanguera e Leste-Oeste, que já operam no limite.
Comércio e moradores também demonstram apreensão. Enquanto lojistas esperam que o novo fluxo traga mais movimento, moradores cobram mais segurança nas calçadas, travessias e respeito aos limites de velocidade.
A reestruturação da Avenida 24 de Outubro representa um capítulo relevante na política de mobilidade urbana de Goiânia, especialmente em uma região histórica e densa como o Setor Campinas. No entanto, seu sucesso dependerá da capacidade de fiscalização, comunicação clara com os usuários e integração real com o restante do sistema viário da capital — inclusive o transporte público e as ciclovias, ainda ausentes no trecho.
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