Goiânia Avança na Mobilidade Urbana com Entrega de Estações Revitalizadas e Frota Sustentável no BRT Leste-Oeste
Projeto Nova Anhanguera moderniza transporte coletivo da capital goiana com 19 estações reformadas e 28 novos ônibus, incluindo biarticulados elétricos e veículos Euro VI.
A capital goiana deu um passo significativo rumo à modernização do transporte coletivo nesta quinta-feira (14), com a entrega de 19 estações revitalizadas e a incorporação de 28 novos ônibus ao sistema BRT Leste-Oeste. A iniciativa integra o ambicioso projeto Nova Anhanguera, que visa transformar a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Goiânia.
Modernização das Estações
As 19 estações entregues foram reformadas para oferecer maior acessibilidade, funcionalidade e integração ao sistema de transporte. Com impacto direto em mais de 86 mil passageiros diários, as estações agora contam com infraestrutura moderna e adaptada às necessidades dos usuários. Outras cinco estações estão em obras e têm previsão de conclusão até 2026.
Frota Sustentável e Tecnológica
A frota do BRT Leste-Oeste também passou por uma atualização significativa. Foram incorporados seis ônibus biarticulados 100% elétricos, com 28 metros de comprimento, fabricados pela Volvo. Esses veículos representam um marco na mobilidade urbana brasileira, posicionando Goiânia como a primeira cidade do país a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados movidos exclusivamente a energia elétrica.
Além dos modelos elétricos, foram adicionados 22 veículos padrão Euro VI, que atendem às rigorosas normas europeias de emissão de poluentes, reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade ambiental. Com isso, a previsão é que o sistema BRT Leste-Oeste conte com 130 veículos movidos a energia limpa e renovável até 2026, incluindo 50 elétricos, 32 movidos a biometano e 48 com tecnologia Euro VI.
Investimentos e Parcerias
O governador Ronaldo Caiado destacou que a revitalização do sistema de transporte coletivo representa uma “verdadeira revolução”, comparando a situação anterior de sucateamento e falta de segurança com a atual realidade de modernização e eficiência. Ele também ressaltou a importância da parceria entre o Estado, a Prefeitura de Goiânia e os municípios vizinhos para a concretização do projeto Nova Anhanguera.
O prefeito Sandro Mabel enfatizou os avanços na fluidez do trânsito e na experiência dos usuários, destacando que a implementação de tecnologias como a sincronização semafórica e a prioridade no trânsito permitiram um aumento de 30% a 40% na velocidade média dos ônibus nos trechos implementados.
Compromisso com a Sustentabilidade
O projeto Nova Anhanguera é parte de um investimento total de R$ 1,7 bilhão do Governo de Goiás em transporte coletivo até 2026. Esse montante abrange a renovação da frota, a modernização de terminais e a implementação de tecnologias sustentáveis, visando a descarbonização da atmosfera e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Além dos ônibus elétricos e Euro VI, o sistema também contará com veículos movidos a biometano, uma alternativa energética mais limpa e renovável. Até o final deste ano, a expectativa é que cinco ônibus biarticulados 100% elétricos, com 28 metros de comprimento, integrem a frota goiana, consolidando Goiânia como referência em mobilidade urbana sustentável no Brasil .
Visita à Metrobus
Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado também visitou a sede da Metrobus, na Vila Regina, que passou por reformas na recepção e no auditório. Essas melhorias fazem parte do plano de reestruturação iniciado em 2021, visando aprimorar a gestão e a operação do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.
Com essas ações, Goiânia reafirma seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e qualidade no transporte público, estabelecendo um novo padrão para a mobilidade urbana no país.
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