GO-447 é inaugurada após décadas de espera e redesenha logística e desenvolvimento no Nordeste Goiano
Com investimento superior a R$ 142 milhões, pavimentação da rodovia entre Divinópolis e a GO-118 põe fim ao isolamento histórico da região, fortalece a integração com o Centro-Norte brasileiro e impulsiona turismo, agricultura e infraestrutura regional.

Um passo histórico para um território há muito negligenciado. Assim pode ser definida a inauguração da pavimentação da GO-447, no trecho de 60,85 quilômetros entre Divinópolis de Goiás e o entroncamento com a GO-118, no sentido de Monte Alegre de Goiás, entregue nesta terça-feira (8) pelo governador Ronaldo Caiado. Com aporte superior a R$ 142 milhões, a obra não apenas conclui uma das mais antigas reivindicações da população do Nordeste goiano, mas simboliza uma mudança de paradigma na infraestrutura regional.
O novo trecho, executado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), inclui a construção de uma ponte sobre o Riacho Seco, além de sinalização horizontal e vertical, sistema de drenagem e um pavimento com microrrevestimento asfáltico projetado para resistir ao tráfego pesado do setor agropecuário. A obra é parte de uma estratégia mais ampla de reequilíbrio territorial que mira a integração logística e produtiva com os estados vizinhos: Bahia, Tocantins e o Distrito Federal.
Um elo perdido entre eixos logísticos nacionais
A GO-447 atua como via transversal estratégica no mosaico rodoviário de Goiás. Ao conectar a GO-118 às BRs 020 e 153, a estrada encurta distâncias para o escoamento da produção agroindustrial e aproxima o Nordeste goiano das rotas comerciais do Matopiba (região agrícola que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Antes da pavimentação, motoristas enfrentavam mais de duas horas em trechos de chão batido, vulneráveis a erosões e interditos na temporada de chuvas. Para produtores de grãos, leite e carnes, isso significava aumento de custos logísticos e perdas econômicas. Agora, o trajeto é feito com segurança, previsibilidade e integração ao sistema rodoviário interestadual.
Integração produtiva e potencial turístico ampliado
Segundo o governador Ronaldo Caiado, a entrega da rodovia representa mais do que uma obra de engenharia: “Estamos abrindo o Nordeste goiano para o Brasil. Estamos conectando pessoas, facilitando o acesso a políticas públicas e a oportunidades de trabalho. Isso é justiça regional”, disse.
A rodovia também favorece o setor de turismo, conectando dois dos mais relevantes patrimônios naturais do Cerrado: a Chapada dos Veadeiros, ao norte, e o Parque Estadual de Terra Ronca, ao sul. Com a nova rota, a região se torna um eixo atrativo para o ecoturismo e o turismo de base comunitária.
Desigualdade histórica começa a ser superada
A pavimentação da GO-447 simboliza um reconhecimento tardio da importância do Nordeste goiano, por décadas tratado como uma “faixa esquecida” no mapa da infraestrutura estadual. Municípios como Monte Alegre, Divinópolis, São Domingos, Mambaí e Nova Roma enfrentaram, por anos, dificuldades no acesso a serviços públicos, socorro médico e transporte escolar.
O presidente da Goinfra, Pedro Henrique Ramos Sales, destaca:
“Não há investimento mais transformador do que aquele que reduz desigualdades regionais. Quando se leva infraestrutura onde o Estado era ausente, começa-se a escrever uma nova história de dignidade para milhares de famílias.”
Uma década em sete anos
Durante a inauguração, Caiado comparou os avanços dos últimos sete anos com a inércia de gestões anteriores:
“Vejam o que o Nordeste goiano era há 20 anos e vejam agora. Obras concretas, com transparência. Implantamos rodovias, pontes e, principalmente, respeito à população.”
A prefeita de Divinópolis, Isteiner Abreu, classificou a entrega como “um divisor de águas”, ao passo que o prefeito de Monte Alegre, Felipi Campos, lembrou que a espera durou mais de três décadas. “Essa estrada é mais do que asfalto. É dignidade.”
Outras intervenções estruturantes
A GO-447 é parte de um conjunto de obras viárias implantadas na região desde 2019. Destacam-se:
- Ponte de 190 metros sobre o Rio Paranã, entre Monte Alegre e Nova Roma (R$ 2,8 milhões);
- Ponte na GO-549, entre Campos Belos e o distrito de Vazante;
- Sinalização da GO-118, entre Teresina de Goiás e Monte Alegre;
- Mais de R$ 900 milhões investidos em obras viárias no Nordeste goiano nos últimos cinco anos.
Conclusão: mais do que asfalto, um novo tempo
A inauguração da GO-447 é um marco que transcende a engenharia civil. Representa o início de uma era de reconstrução institucional, de valorização do território esquecido e da reaproximação entre Estado e cidadania. Com a rodovia, o Nordeste goiano deixa de ser periferia esquecida e assume, gradativamente, seu papel de protagonista no desenvolvimento estadual e regional.
Seja por seus minérios estratégicos, pela força do agronegócio, ou pela riqueza ambiental, o futuro da região se pavimenta — finalmente — com asfalto, dignidade e horizonte.
Tags: #Infraestrutura #Goiás #NordesteGoiano #GO447 #Caiado #DesenvolvimentoRegional #Logística #Turismo #Agro #Goinfra

