Goiás Bate Recorde com Abertura de 3.633 Empresas em Julho de 2024
Digitalização e desburocratização são fatores chave para o crescimento econômico no estado, aponta Juceg.
Goiânia, GO – O estado de Goiás superou todas as expectativas em julho de 2024, com a abertura de 3.633 novas empresas, marcando o melhor índice para o mês e toda a série histórica. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial de Goiás (Juceg), revelando um crescimento significativo no setor empresarial do estado.
Crescimento Sustentável
De janeiro a julho de 2024, Goiás viu o surgimento de 23.489 novos empreendimentos. Destes, 1.080 têm capital social superior a R$ 500 mil, destacando a atração de empresas de grande porte. “A atração de novas empresas de grande porte gera renda, emprego e divisas para o estado”, afirmou Euclides Barbo Siqueira, presidente da Juceg.
Desburocratização e Digitalização
Euclides Siqueira atribui o crescimento à desburocratização e digitalização de processos implementados pela Junta desde 2019. “Hoje, utilizando-se o contrato padrão, uma empresa pode ser aberta em menos de um minuto no estado,” destacou Siqueira. Este avanço tecnológico tem facilitado significativamente o ambiente de negócios em Goiás.
Atividades em Alta
Em julho, as atividades que mais atraíram novos investidores foram:
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo.
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo.
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas.
- Consultoria em gestão empresarial.
Goiânia em Destaque
A capital, Goiânia, rompeu a marca das 350 mil empresas, com um total de 351.522 negócios em funcionamento. Outros municípios que se destacaram foram:
- Aparecida de Goiânia: 86.326 empresas
- Anápolis: 67.140 empresas
- Rio Verde: 37.014 empresas
- Valparaíso de Goiás: 25.289 empresas
Liderança Regional
Goiás continua a liderar a abertura de novos negócios entre os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O estado superou o Ceará, com 3.066 novas empresas, e Mato Grosso, com 2.507.
Além disso, o tempo médio para abrir um novo negócio em Goiás é de 15 horas, abaixo da média nacional de 24 horas.
Destaque Nacional
Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, Goiás liderou o número de novos registros no Centro-Oeste em abril de 2024, com 15.778 novos negócios, representando quase metade dos 37.839 novos empreendimentos na região.
Tags: Goiás, Juceg, Abertura de Empresas, Desburocratização, Digitalização, Crescimento Econômico, Série Histórica
Fontes:
- Junta Comercial de Goiás (Juceg)