Operação Policial Desmantela Esquema de Fraudes em Licitações na Seinfra Goiânia
Mandados de busca e apreensão são cumpridos em diversos locais; secretário de infraestrutura é alvo das investigações
Na manhã desta quarta-feira (05), a Polícia Civil de Goiás deflagrou uma operação contra servidores públicos e empresários suspeitos de fraudes em licitações na Secretaria de Infraestrutura Urbana de Goiânia (Seinfra). Ao todo, 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, incluindo na sede da Seinfra, na casa do secretário de infraestrutura, Denes Pereira, e em oito empresas.
Denes Pereira é apontado como facilitador das supostas contratações fraudulentas realizadas pela prefeitura. Além dele, estão sendo investigados o superintendente de obras da Seinfra, um pregoeiro da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e diversos empresários. As investigações indicam que os contratos foram firmados por meio de adesão a atas de registro de preços de outros entes de forma fraudulenta.
O superintendente de obras é acusado de ser o elo entre o grupo empresarial e o secretário, facilitando a execução dos contratos com infrações de dever funcional, resultando no recebimento de mercadorias em menor quantidade e qualidade inferior.
Um dos contratos investigados tem origem no pregão eletrônico 16/2022-SEMAD, no qual o presidente da comissão de licitação teria atuado para favorecer os investigados, alinhando preços e impedindo uma concorrência justa.
A Prefeitura de Goiânia emitiu uma nota informando que está colaborando integralmente com as investigações e aguardando os desdobramentos da operação.