22 de novembro de 2024
NotíciasTecnologiaÚltimas

Robô Mindy: Inovação Tecnológica no Combate à Dengue em Goiás

Desenvolvido pela Mindify, o software pioneiro automatiza linhas de cuidado e promete revolucionar a saúde pública
CEO André de Paula Ramos: “Sem fomentos como os disponibilizados pela Fapeg seria impossível atingirmos o nível de inovação que temos hoje” (Foto: Arquivo do pesquisador)

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o estado de Goiás adotou o Mindy, um robô desenvolvido pela empresa Mindify, para reforçar a luta contra a dengue. O software, que automatiza processos complexos de cuidado na área da saúde, representa um marco tecnológico e promete aumentar a eficiência no enfrentamento da doença.

Desenvolvimento e Suporte

O Mindy foi criado com o apoio do Tecnova II, um programa subsidiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Durante a pandemia de covid-19, a Mindify conseguiu lançar seu protótipo no mercado graças ao edital do Tecnova II.

Impacto e Expectativas

Segundo Marcos Arriel, presidente da Fapeg, o desenvolvimento do Mindy é um avanço significativo não apenas para Goiás, mas para todo o Brasil. “Estamos vendo o poder da inovação e da tecnologia sendo aplicado de forma significativa no enfrentamento de doenças como a dengue. É uma conquista importante e demonstra o potencial das parcerias entre instituições públicas e privadas na promoção da saúde e bem-estar da população”, afirma Arriel.

Funcionalidades e Benefícios

O CEO da Mindify, André de Paula Ramos, explicou que a linha de cuidado desenvolvida pela empresa simplifica processos complexos, facilitando o trabalho das equipes médicas e o entendimento dos pacientes. “As linhas de cuidado são complexas, mas a Mindify as simplifica mostrando tanto para as equipes médicas quanto para a população quais são as tarefas a serem executadas, como e quanto devem ser executadas. Com tudo isso, a qualidade assistencial aumenta e os custos operacionais caem em até 80%,” detalha Ramos.

A versão piloto do software está prevista para ser lançada em maio de 2024, e inicialmente, será utilizada por instituições que contratam a solução, incluindo o Governo de Goiás. A expectativa é que a população possa em breve usar o Mindy para endereçar situações relativas à dengue, tornando o combate à doença mais eficiente e acessível.

Tecnova II: Fomento à Inovação

A seleção das empresas beneficiárias do Programa Tecnova é feita através de editais, que oferecem fomento pela Fapeg e pela Finep. Este suporte é essencial para dividir os custos e riscos de projetos inovadores, que envolvem significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado.

André Ramos enfatiza a importância deste fomento para a viabilidade do projeto. “Sem fomentos como os disponibilizados pela Fapeg seria impossível atingirmos o nível de inovação que temos hoje. Quando um negócio inovador dá certo, ele gera um incrível valor para a sociedade. No caso do nosso projeto, é a chance de combater de forma efetiva um vírus mortal. Sem fomentos, 100% dos riscos ficariam conosco e simplesmente não teríamos capacidade de fazer o projeto,” comenta o empresário.

Futuro Promissor

A implementação do Mindy em Goiás representa um passo significativo na modernização do sistema de saúde pública e no combate eficaz à dengue. A união entre inovação tecnológica e parcerias estratégicas promete trazer resultados positivos, elevando o padrão de cuidado e reduzindo custos operacionais.

Com a colaboração entre governo, instituições de pesquisa e empresas inovadoras, Goiás se posiciona na vanguarda da saúde pública no Brasil, demonstrando que tecnologia e inovação são aliadas poderosas na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças.